Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Portugal vai enviar medicamentos e oxigénio para a Índia

27 abr, 2021 - 15:55 • Lusa

Iniciativa inscreve-se no quadro da União Europeia, através do Centro de Coordenação de Resposta a Emergências.

A+ / A-

Portugal vai enviar para a Índia medicamentos antivirais e oxigénio, estando a avaliar qual a forma mais eficaz de transportar esse material, informou esta terça-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

"Face à escalada do número de casos de COVID-19 na Índia, que nos últimos três dias alcançou um milhão de infetados, Portugal já manifestou a sua disponibilidade para contribuir de forma solidária (...) para os esforços da comunidade internacional em resposta ao pedido de apoio do Governo indiano", disse o MNE, num comunicado.

A iniciativa inscreve-se no quadro da União Europeia, através do Centro de Coordenação de Resposta a Emergências.

Índia atinge novo recorde mundial. Mais de 314 mil casos de Covid-19 em 24 horas
Índia atinge novo recorde mundial. Mais de 314 mil casos de Covid-19 em 24 horas

Segundo o MNE, Portugal vai enviar para a Índia medicamentos antivirais e oxigénio, "estando a ser avaliada no quadro da União Europeia a forma mais expedita de transportar esse material para o seu destino".

Na segunda-feira, o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, já tinha anunciado que iria ser mobilizada a "Proteção Civil e meios dos ministérios da Saúde e dos Negócios Estrangeiros para apoiar a Índia", face à "grave situação pandémica" que se vive neste país.

Hoje, o MNE acrescentou que Portugal "continuará a desenvolver proativamente diligências no sentido de mobilizar apoio político e garantir a liderança da União Europeia neste processo".

Com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia está a braços com um surto devastador, batendo recordes de mortes e contágios há vários dias consecutivos, e levando vários países a oferecerem ajuda ao gigante asiático.

A Índia já ultrapassou os 17 milhões de casos de contaminação com o novo coronavírus, aproximando-se das 200 mil vítimas mortais, de acordo com dados da Universidade de Johns Hopkins.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.122.150 mortos no mundo, resultantes de mais de 147,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+