Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Estudo revela que 95% dos idosos adquirem proteção após segunda dose de vacina

27 abr, 2021 - 16:30 • Lusa

O estudo, coordenado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), foi realizado entre janeiro e março com idosos de mais de 70 anos, residentes em quatro lares do concelho de Almeirim e inoculados com a vacina da Pfizer/BioNTech

A+ / A-

Veja também:


Um estudo envolvendo 146 idosos vacinados contra a covid-19 em lares revela que 95% desenvolveram anticorpos após a segunda dose e os restantes 5% não adquiriram imunidade.

O estudo, coordenado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), foi realizado entre janeiro e março com idosos de mais de 70 anos, residentes em quatro lares do concelho de Almeirim e inoculados com a vacina da Pfizer/BioNTech, que é administrada em duas doses.

Após a primeira dose, apenas 25% dos idosos geraram anticorpos contra o SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa a doença respiratória covid-19, uma percentagem que sobe para 95% depois da segunda dose.

O estudo mediu os anticorpos contra o SARS-CoV-2 antes da vacinação, três a quatro semanas após a primeira dose e três semanas após a segunda dose. Nenhum dos idosos da amostra esteve infetado antes de ser inoculado.

De acordo com um comunicado do IGC, o estudo realça que o sistema imunitário dos idosos não responde do mesmo modo que o dos mais jovens à vacina contra a covid-19, tal como em relação a outras vacinas, sendo que "a resposta à primeira dose é muito mais ténue" nos mais velhos, havendo uma minoria que não desenvolve anticorpos mesmo após a segunda dose.

Em declarações à Lusa, o imunologista do IGC Carlos Penha Gonçalves, que coorganizou o estudo, disse que nos idosos o sistema imunológico reage de forma "menos vigorosa" às vacinas e o desenvolvimento de anticorpos "é mais lento".

Segundo o investigador, parece haver uma "janela" de suscetibilidade à covid-19 aumentada nos idosos entre a primeira e a segunda dose, uma vez que apenas 25% da amostra desenvolveu anticorpos contra o SARS-CoV-2 após a primeira toma da vacina.

Assim sendo, Carlos Penha Gonçalves defende que não se deve "espaçar muito" o intervalo entre as duas doses nem "relaxar as medidas de prevenção".

Embora "fosse expectável" que uma pequena franja (5%) da amostra do estudo não desenvolvesse imunidade após a vacinação, dada a idade em análise e uma vez que não há nenhuma vacina 100% eficaz, "importa estudar estes participantes para compreender as causas" e "qual o seu impacto na construção da imunidade de grupo", em que a maioria da população está protegida de uma infeção, refere, citada no mesmo comunicado, a imunologista do IGC Jocelyne Demongeot, coorganizadora do trabalho.

O estudo contou com a colaboração institucional da Câmara Municipal de Almeirim e do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria.

O Instituto Gulbenkian de Ciência tem conduzido estudos sobre a efetividade de diferentes vacinas contra a covid-19 em diversas idades e grupos profissionais, em parceria com hospitais e autarquias.

As pessoas vacinadas serão acompanhadas em estudos posteriores decorridos prazos de seis meses e um ano, para efeitos de monitorização da imunidade na população (inclusive a sua duração) e da estratégia de vacinação.

"Conhecer a resposta [das vacinas contra a covid-19] em diferentes populações e em diferentes faixas etárias é determinante para ajustar as políticas de vacinação ou uma possível revacinação", assinala o comunicado do IGC.

Os dados recolhidos pelo IGC serão partilhados com o Instituto de Saúde Doutor Ricardo Jorge, laboratório de referência nacional em contacto com as instâncias europeias, visando eventuais atualizações de recomendações ou políticas de atuação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+