Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ferrovia

Dez anos depois da anunciada modernização, comboios elétricos já circulam na Linha do Minho

26 abr, 2021 - 08:20 • André Rodrigues

Modernização e eletrificação da Linha do Minho entre Nine, no concelho de Famalicão, e Valença, custou 86,4 milhões de euros. Serviço elétrico da Linha do Minho vai ser operado por carruagens adquiridas à espanhola Renfe. Primeiro-ministro inaugura oficialmente a vida renovada da ligação ferroviária entre Valença e o Porto cujos primeiros comboios elétricos começaram a circular este domingo.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos vão estar presentes, esta segunda-feira, na inauguração oficial do serviço elétrico da Linha do Minho que vai ser operado por carruagens adquiridas à espanhola Renfe.

As primeiras composições começaram a circular este domingo, com o primeiro comboio elétrico de serviço regional que saiu às 05h55 de Valença com destino ao Porto, passando por Viana do Castelo. Em sentido inverso, saiu às 06h00 da estação de Campanhã, no Porto, um comboio que entrou, às 07h20, no novo troço eletrificado em Viana do Castelo, tendo chegado a Valença às 08h01.

A eletrificação da Linha do Minho, concluída 10 anos após o anúncio da sua modernização, vai permitir a introdução de dois novos comboios inter-regionais entre Coimbra B e Valença, deixando de ser necessário o transbordo no troço que liga Nine, no distrito de Braga, à fronteira com a Galiza.

De acordo com a CP, serão, ainda, “prolongados os atuais Intercidades, de Viana do Castelo a Valença, e reforçada, durante o fim de semana, a oferta de comboios regionais entre Viana do Castelo e Valença”.

A modernização e eletrificação da Linha do Minho, entre Nine, no distrito de Braga, e Valença, no distrito de Viana do Castelo representou um investimento de 86,4 milhões de euros, inserido no Plano de Investimentos Ferrovia 2020 e cofinanciado pelo programa Compete 2020.

A empresa justifica este novo modelo de oferta de comboios com a “resposta às necessidades de mobilidade da população, numa zona do país caraterizada por uma intensa atividade económica e por vários polos de ensino, secundário e superior”.

Também a partir desta segunda-feira haverá duas ligações diárias diretas, com partida de Valença às 06h48 e chegada a Lisboa – Santa Apolónia às 12h00.

No sentido inverso, a viagem Santa Apolónia-Valença inicia-se às 17h30 e a chegada ao destino está prevista para as 22h49.

Os bilhetes em primeira classe vão custar 41,65 euros. Os de 2.ª classe terão um custo de 29,60 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rogerio morado lopes
    05 mai, 2021 ATHIS MONS 10:36
    e é que estes comboios passam no airoporto ?

Destaques V+