Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Portal da vacinação com mais de 50 mil pedidos de auto-agendamento

23 abr, 2021 - 17:21 • Redação

Para já, o auto-agendamento está aberto para maiores de 65 anos. Já foram vacinadas mais de dois milhões de pessoas com pelo menos uma dose.

A+ / A-

Veja também:


O novo portal de vacinação online, que permite o agendamento da vacinação, foi aberto esta sexta-feira e já recebeu mais de 50 mil agendamentos.

Numa conferência de imprensa, o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, disse que "o processo é simples, nasceu hoje e já tivemos 50 mil agendamentos, o que é algo impressionante".

Para já, o portal está disponível para pessoas com mais de 65 anos fazer o auto-agendamento da vacina contra a covid-19, assim como o ponto onde se pretende vacinar.

O vice-almirante Gouveia e Melo, responsável pela task-force que gere o plano de vacinação, afirmou esperar que o processo de auto-agendamento da vacinação leve à vacinação de 100 mil pessoas por dia - o objetivo traçado há várias semanas.

"Vamos ter de vacinar 100 mil pessoas por dia. Este é um processo que tem de ser através de via informática e por isso, deve ser requerido pelos cidadãos, para que sejam auto agendadas de acordo com o escalão etário, que vai ficando disponível no portal da covid-19", afirmou na cerimónia de apresentação da nova fase de vacinação.

Gouveia e Melo definiu esse objetivo até ao final de abril. Segundo o último relatório do plano de vacinação, já foram vacinados mais de dois milhões de portugueses com a primeira dose; desses, mais de 730 mil já receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19.

Na quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) disse que o país ia avançar para a segunda fase do plano de vacinação, concluída a primeira fase que tratava da vacinação de grupos prioritários. Agora, o processo passará para a vacinação em massa, rumo ao objetivo de atingir a imunidade de grupo (mais de 70% da população vacinada) até ao final de julho.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+