Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal vai receber mais 50 refugiados, 24 são menores não acompanhados

21 abr, 2021 - 16:01 • Lusa

Grupo de refugiados está em campos na Grécia, indica a secretária de Estado para a Integração e as Migrações.

A+ / A-

Portugal vai receber mais 50 refugiados nas próximas semanas, dos quais 24 menores não acompanhados, anunciou esta quarta-feira a secretária de Estado para a Integração e as Migrações.

A equipa da ministra de Estado e da Presidência esteve hoje a ser ouvida na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, numa audição regimental, durante a qual a secretária de Estado Cláudia Pereira sublinhou que mesmo durante a pandemia o Governo continuou "a acolher quem mais precisa", tendo o país recebido 116 refugiados.

"Iremos receber nas próximas semanas mais 50 refugiados, dos quais 24 menores não acompanhados vindos da Grécia", revelou, sublinhando que se trata de um esforço por parte do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), em articulação com outros institutos públicos.

Segundo Cláudia Pereira, esse esforço tem vindo a ser feito a quatro níveis, desde o aumento do número de refugiados acolhidos em Portugal, o reforço do acompanhamento, o aumento do número de entidades envolvidas e através de melhores condições de financiamento.

A secretária de Estado deu como exemplo o programa Português Língua de Acolhimento, que tem uma nova unidade para falantes de alfabetos não latinos, já que a maioria dos refugiados são oriundos da Síria e os menores não acompanhados vêm sobretudo do Paquistão e do Afeganistão.

Cláudia Pereira adiantou que o ACM vai abrir concursos no valor de 4 milhões de euros para entidades que trabalham com migrantes e refugiados, sublinhando que o total da comparticipação pública é assegurado pelo Orçamento do Estado.

Relativamente ao recenseamento eleitoral, a secretária de Estado afirmou que tem vindo a ser feito trabalho junto dos municípios para incentivarem os imigrantes a recensearem-se, tendo Cláudia Pereira acrescentado que brevemente haverá campanhas nas redes sociais e através da distribuição de folhetos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    21 abr, 2021 Funchal 15:14
    Interior do país, agradece.

Destaques V+