Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Associação Sindical dos Juízes

Enriquecimento injustificado. Proposta "está no Parlamento, já não é uma proposta dos juízes"

21 abr, 2021 - 20:37 • Henrique Cunha

António Costa considerou que a sugestão dos juízes desbloqueou o processo sobre o enriquecimento ilícito. Manuel Soares diz-se satisfeito com "o interesse que a proposta despertou".

A+ / A-

O Presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses diz registar "com satisfação o interesse que os diversos partidos e o Governo deram à proposta" que deu entrada no Parlamento sobre o enriquecimento injustificado.

Em declarações à Renascença, Manuel Soares entende que "a Associação de Juízes cumpriu o dever cívico e de cidadania" e refere que "a proposta está no Parlamento e já não é uma proposta dos juízes".

António Costa considerou que a sugestão dos juízes desbloqueou o processo sobre o enriquecimento ilícito. Manuel Soares refere que ouviu “as palavras do Primeiro-Ministro, como as palavras de diversos responsáveis políticos” e que “interessa registar o interesse que a proposta despertou”.

Manuel Soares alerta, contudo, que "esta solução não é o milagre que vai resolver todos os problemas do país. É um contributo para um especto específico que é importante no combate à corrupção".

O presidente da Associação Sindical dos Juízes lembra que "há outras matérias em cima da mesa que precisam de ser discutidas".

Quanto à questão do enriquecimento injustificado, Soares afirma que a sugestão por si apresentada "tem importância porque ajuda a virar uma página” para podermos “concentrar a atenção do país noutras matérias e encontrar uma solução para este problema que já se arrasta há mais de 10 anos”.

Portanto, sublinha Manuel Soares: “faz sentido que haja uma solução legislativa melhor do que aquelas anteriores que não tinham validade constitucional".

Propostas dos juízes e do Bloco de Esquerda respeitam a Constituição

O primeiro-ministro faz apelo à união e ao consenso político em matéria de combate à corrupção.

António Costa elogiou, esta quarta-feira, a iniciativa da Associação Sindical dos Juízes sobre enriquecimento ilícito, afirmou que o Governo prepara instrumentos legislativos contra a corrupção e salientou que este tema "não pode ser arma de arremesso político".

O Bloco de Esquerda apresentou também a sua proposta de criminalização do enriquecimento ilícito. Numa proposta em tudo idêntica à da Associação Sindical dos Juízes; os bloquistas querem penas de cinco anos de prisão para o enriquecimento injustificado de altos cargos públicos.

Na opinião do constitucionalista Paulo Otero, as duas propostas "são positivas do ponto de vista político e conformes com a constituição”.

O professor da faculdade de direito da Universidade de Lisboa entende que "politicamente as duas propostas são muito positivas e juridicamente à luz das linhas que estão definidas conformes com a constituição". Contudo, Paulo Otero sublinha que uma opinião definitiva sobre a questão só pode ser avançada quando for conhecida toda a formulação normativa. O professor não exclui a possibilidade de "na formulação normativa existirem problemas de constitucionalidade.

No ponto de vista de Paulo Otero - ao dever dos titulares de cargos políticos de declarar a sua riqueza - ambas as propostas (associação de juízes e Bloco de Esquerda) acrescentam um outro dever; o de justificar a sua proveniência".

O constitucionalista destaca ainda as sanções propostas por ambas as propostas em caso de condenação. Para além da condenação ter associada uma pena de prisão e obviamente a cessação de funções do titular do cargo político; Paulo Otero sublinha o facto do Bloco de Esquerda avançar com a proposta de reversão para o Estado do valor da riqueza que não está justificada; "alvo com tradição no direito português, desde o início do século XIII, no reinado de D. Afonso II, com as designadas inquirições e confirmações".

Na sua proposta, o Bloco de Esquerda fala no Estado, diz que essa riqueza injustificada deve reverter para o Estado.

Paulo Otero entende que "nada impede que possa reverter para instituições de solidariedade social, ou eventualmente para as autarquias".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+