Tempo
|
A+ / A-

​Advogado da família de Ihor insiste em acusação de homicídio e quer penas efetivas

12 abr, 2021 - 15:01 • Liliana Monteiro , Cristina Nascimento

Em dia de alegações finais, advogado considerou ainda que o cidadão ucraniano foi detido ilegalmente.

A+ / A-

O advogado que representa a família de Ihor Homeniuk não consegue perceber como é que o Ministério Público (MP) deixa cair o crime de homicídio em relação aos três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que estão a ser julgados pela morte do cidadão ucraniano.

Em dia de alegações finais, o Ministério Público considerou que os três inspetores do SEF devem enfrentar a acusação de ofensa à integridade física agravada.

Na sala de audiências, o advogado José Gaspar Schwalbach pediu a condenação “pelos crimes de que vêm acusados” e uma pena efetiva.

“Senhor juiz, que sejam sempre condenados à pena efetiva de prisão e não haja qualquer tipo de suspensão”, alegou.


Depois da audiência, em declarações aos jornalistas, o advogado insistiu: “todos os atos praticados que, na sua nossa opinião, deviam ser considerados comprovados, levam a que haja um verdadeiro homicídio e não uma agressão com resultado de morte”.

José Gaspar Schwalbach disse ainda que o julgamento demonstra que há mais responsabilidades a terem de ser apuradas.

“Estamos a falar de todas as pessoas que tiveram contacto com o Ihor, que não lhe prestaram auxílio médico, que o medicaram sem que ele desse consentimento, que não lhe deram acesso a intérprete”, enumera.

Schwalbach chama ainda à atenção para o que considera ter sido uma detenção ilegal.

“Não havia competência legal para que Ihor visse a sua entrada em território nacional recusada e, mesmo assim, alguém assinou um despacho a recusar entrada e a mandar detê-lo de forma ilegal”, argumenta.

“Ainda hoje temos estas situações a acontecer no aeroporto sem que nada, nem ninguém possa fazer frente e é isto que tem de acabar”, remata o advogado da família de Ihor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+