Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desporto

Covid-19: Equipas desportivas de países com elevada taxa de incidência já podem vir a Portugal sem passarem por quarentena

10 abr, 2021 - 16:46 • Hélio Carvalho

A orientação publicada este sábado remete para passageiros de países cuja taxa de incidência "seja igual ou superior a 500 casos por 100 000 habitantes nos últimos 14 dias".

A+ / A-

Veja também:


A Direção-Geral de Saúde (DGS) anunciou este sábado que as fronteiras voltam a estar abertas para passageiros oriundos de países com elevadas taxas de incidência, que venham a Portugal integrados em competições profissionais internacionais, sem precisarem de passar por uma quarentena obrigatória de 14 dias.

A DGS pede apenas aos atletas que garantam "o cumprimento de um conjunto de medidas adequadas à redução máxima dos riscos de contágio, nomeadamente, evitando contactos não desportivos".

A orientação publicada este sábado remete para passageiros de países cuja taxa de incidência "seja igual ou superior a 500 casos por 100 000 habitantes nos últimos 14 dias".

A autoridade justifica a nova orientação por estarem "agendadas diversas provas integradas em competições desportivas internacionais, a realizar em território nacional continental". De recordar que, por exemplo, o Grande Prémio de Fórmula 1 e o Moto GP vão realizar-se em Portimão entre os dias 30 de abril e 2 de maio, e 16 e 18 de abril, respetivamente, e juntam grandes comitivas das várias equipas na competições.

Como os passageiros "estão excecionados do dever de cumprir um período de isolamento profilático de 14 dias", a DGS afirma que "torna-se imperioso garantir" que "os atletas, treinadores e respetivas equipas, incluindo delegados e árbitros, que se desloquem a Portugal continental no contexto de competições desportivas internacionais (...) permaneçam em “bolhas” durante todo o período de estadia em território português".

Além disso, é pedido que as equipas limitem as suas deslocações entre o local de alojamento e os locais de treino ou de competição, para evitar o risco de contágio em outros locais.

A DGS definiu ainda uma série de pontos para que a viagem e estadia se torne o menos arriscada possível. Pede que os passageiros optem por um único meio de transporte (aéreo, marítimo ou terrestre, mas não misto), e que a viagem seja feita respeitando todas as regras de higiene respiratória, a "testagem prévia à viagem para o território nacional" e o seguimento das diferentes orientações para as várias modalidades, que a DGS tem publicado.

Também avisa que as unidades hoteleiras que hospedarem as equipas devem "criar espaços próprios de circulação e de permanência dos praticantes e comitivas". E as competições e locais de estágio em si são obrigados a ter planos de contingência, "atualizados e preferencialmente testados".

Todas as restantes regras, sobre casos suspeitos ou confirmados nos testes antes dos jogos, já são conhecidas por serem as mesmas adotadas no desporto nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+