Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Porto autoriza reabertura de feiras com exceção da Vandoma e Cerco

07 abr, 2021 - 14:43 • Lusa

Município considera estarem reunidas as condições de segurança para a abertura de um conjunto de feiras, suportadas na análise dos critérios epidemiológicos.

A+ / A-

Veja também:


A Câmara do Porto autorizou a reabertura de 26 feiras e mercados municipais não alimentares, por considerar reunidas as condições de segurança, decisão que não se aplica às Feira da Vandoma e do Cerco, que se mantém encerradas.

Numa nota divulgada hoje, a Câmara do Porto refere que a medida, com efeitos imediatos, se integra na fase de desconfinamento que teve início na segunda-feira e que permite, por decisão municipal, a reabertura destas atividades, suspensas a 15 de janeiro, com a exceção da venda de produtos alimentares.

No despacho assinado pelo independente Rui Moreira na terça-feira, o município considera estarem reunidas as condições de segurança para a abertura de um conjunto de feiras, suportadas na análise dos critérios epidemiológicos, "estando, assim, salvaguardadas as medidas impostas pela Direção-Geral da Saúde [DGS]".

A redução gradual do risco de transmissibilidade do novo coronavírus, a nível nacional e, particularmente, no município do Porto sustentam a decisão de reabrir feiras e mercados, assinala a autarquia.

As feiras que podem reabrir são as Feiras Municipais de Antiguidades e Velharias, dos Passarinhos, da Numismática, Filatelia e Colecionismo, da Pasteleira, do Artesanato da Batalha e o Mercado de Artesanato do Porto, o Mercadinho da Ribeira, o Mercado da Ribeira, o Mercado de Levante do Covelo e a Feira de Produtos Biológicos do Parque da Cidade.

A estas se juntam as feiras promovidas por privados, designadamente o Flea Market, Urban Market, Market Place, Mercado da Alegria, Mercado de S. Bartolomeu, Mercado de S. Miguel, Mercado da Terra, Mercado do Molhe, Sensations Market, Pink Market, Mercado das Marcas, Mercado da Serafina, Mercado Porto Belo, Mercadinho dos Clérigos e Família Desce à Rua, informa o despacho do presidente Rui Moreira.

Há duas exceções: a Feira da Vandoma, pela sua especificidade, dimensão e afluência de visitantes; e a Feira do Cerco, por estar integrada em zona residencial de grande aglomeração populacional, permanecem encerradas depois do parecer técnico negativo da Polícia Municipal, Fiscalização e Proteção Civil, indica a Câmara.

O município adverte que as decisões constantes do despacho podem ser prorrogadas ou modificadas em função da evolução epidemiológica, de acordo com as determinações que venham a ser adotadas a nível nacional.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.862.002 mortos no mundo, resultantes de mais de 131,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.887 pessoas dos 824.368 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+