Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"A produção de vacinas tem sido uma Via Sacra", diz Marcelo

07 abr, 2021 - 12:58 • Redação

Presidente considera que abril e maio são "muito importantes para a vacinação e a vacinação é uma condição fundamental no bom processo de desconfinamento, com a testagem".

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República está preocupado com a situação da vacina da AstraZeneca e afirma que a produção de vacinas contra a Covid-19 tem sido uma “Via Sacra” de problemas.

Marcelo Rebelo de Sousa falava no final de uma visita a uma unidade de saúde familiar, na zona da baixa de Lisboa.

Questionado sobre as dúvidas em torno da vacina da AstraZeneca, o Presidente confessou a sua preocupação com um eventual novo atraso no processo de vacinação.

“A questão da produção das vacinas tem sido uma Via Sacra. Via Sacra é uma expressão pascal que quer dizer um conjunto de problemas que se têm acumulado no tempo", declarou.

Marcelo Rebelo de Sousa afirma que "de 15 em 15 dias descobre-se mais um problema, ou é no fornecimento ou é em questões de análise ou reanálise do processo produtivo".

"Têm surgido as questões mais variadas que, por um lado, nos levam a ficar preocupados, porque há necessidade vacinar, há necessidade de ter vacinas e o fornecimento está a ser afetado por estes problemas, periodicamente, por toda a Europa e também em Portugal", sublinha o Presidente.

Abril e maio são "muito importantes para a vacinação"

O chefe de Estado critica as decisões unilaterais de Estados-membros da União Europeia sobre a vacina da AstraZeneca e espera que haja um esclarecimento rápido por parte da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa).

"É uma situação incómoda para a Europa como um todo, porque é uma Agência Europeia do Medicamento que diz de sua justiça acerca da validade e da eficácia das vacinas e depois surgem dúvidas periodicamente, aqui e acolá, e os Estados reagem de forma diferente perante essas dúvidas, o que perturba as opiniões públicas. Não haver uma realidade que é unida, que é a União Europeia, uma posição unida, clara e duradoura em matéria de vacinas", sublinha.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que este mês de abril e maio são "muito importantes para a vacinação e a vacinação é uma condição fundamental no bom processo de desconfinamento, com a testagem".

"Portanto, eu espero que seja rápido este processo de reavaliação", conclui o Presidente.

A Agência Europeia de Medicamento (EMA) vai pronunciar-se esta quarta-feira sobre a possível relação entre a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca e a formação de coágulos sanguíneos, anunciou a organização.

A conferência de imprensa online está agendada para as 14h00 (15h00 em Lisboa) e terá como tema “a conclusão do exame ao alerta” lançado sobre esta vacina em relação aos “casos de trombose”, afirmou em comunicado o regulador europeu, com sede em Amesterdão,

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+