Tempo
|
A+ / A-

UMinho. Estudo revela que autocontrolo influencia positivamente no confinamento

05 abr, 2021 - 09:45 • Olímpia Mairos

O estudo da Universidade do Minho aponta ainda que o autocontrolo pode ter impacto na saúde pública e na intervenção psicológica em casos de crise e risco.

A+ / A-

Veja também:


O autocontrolo é um “fator protetor individual” que ajuda a lidar com limitações do confinamento, na atual situação pandémica. A conclusão é de um estudo do Centro de Investigação em Psicologia da UMinho (CIPsi).

Segundo os investigadores, a capacidade de autorregulação pode também ter impacto na saúde pública e na intervenção psicológica em casos de crise e de risco.

Verificou-se que as pessoas com maior capacidade de autorregulação são as que adotam mais hábitos saudáveis, apresentam melhor saúde mental, fazem uma melhor gestão do stress, e percecionam a qualidade do seu bem-estar global como superior”, pode ler-se nas conclusões do estudo.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Sónia Sousa, o autocontrolo torna a pessoa “mais resiliente e capaz” no contexto sanitário da Covid-19, reduzindo as suas vulnerabilidades.

Pode, por isso, ser igualmente considerado em “planos de saúde pública e de intervenção psicológica em contextos de risco/crise que afetem os cidadãos”, acrescenta.

Os resultados apontam também para um “impacto negativo do número de semanas em confinamento na capacidade de autorregulação”.

O estudo foi realizado recentemente por questionário, envolveu 150 participantes, sendo a maioria do sexo feminino, com formação superior, em regime de teletrabalho, com a situação financeira estável e com idade média de 34 anos.

A equipa de investigação incluiu ainda Sara Cruz, Adriana Sampaio, Marisa Ferreira e Anabela Fernandes, ligadas ao Laboratório de Neurociência Psicológica do CIPsi e à Escola de Psicologia da UMinho, em Braga.

A investigação teve apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do programa “Science4Covid-19”, e da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+