Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo. Proteção Civil da Madeira alerta para "período crítico" na quarta-feira

30 mar, 2021 - 17:27 • Redação com Lusa

Chuvas fortes serão especialmente intensas entre as 6h00 e as 12h00. SRPC desaconselha viagens para as zonas afetadas.

A+ / A-

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPC) alerta para as previsões de forte precipitação com “um período mais crítico entre as 6h00 e as 12h00 de quarta-feira” e recomenda à população que evite viagens para as zonas afetadas.

Em comunicado emitido esta terça-feira, o SRPC da Madeira recomenda à população que, “sempre que possível, evite as viagens para as zonas afetadas por este tipo de situação meteorológica”.

Também aconselha à população que “garanta a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”.

Segundo a Proteção Civil madeirense, a previsão de precipitação forte está associada “à aproximação e passagem de uma depressão frontal” na quarta-feira.

A SRPC da Madeira indica que, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera(IPMA), que colocou todo o arquipélago da Madeira sob aviso laranja, é de esperar “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada até meio da tarde” de quarta-feira.

"O período mais crítico é entre as 06h00 e as 12h00”, pode ler-se.

Quanto ao vento, as rajadas podem atingir os 70 quilómetros, de quadrante sul, podendo ser de 90 quilómetros nas zonas montanhosas, é referido na nota.

As ondas vão ser de 2,5 metros na costa sul e de 1,5 metros na parte norte.

Evitar zonas afetadas e conduzir de forma defensiva


“Face aos avisos agora emitidos, o SRPC reitera o alerta para uma série de recomendações, como a necessidade de fechar janelas e retirar os objetos soltos nas varandas e peitorais das janelas e aos danos em infraestruturas montadas ou suspensas”, lê-se.

A Proteção Civil da Madeira também desaconselha a circulação em zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas, e em locais mais altos que podem ser afetados por rajadas mais fortes e por quedas de árvores. Recomenda ainda atenção a estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados).

Com a possibilidade de desprendimento de objetos, as pessoas devem também dar “especial atenção à circulação ou a obstrução de vias”. O ideal é a adoção de uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água”.

Mais uma semana sem tréguas na Madeira


No fim de semana, a Madeira foi assolada por um temporal que provocou dois apagões gerais, com registo de cerca de 20 mil descargas elétricas em 24 horas.

No Funchal, onde o mau tempo foi particularmente intenso, 20 pessoas tiveram de ser realojadas temporariamente na Pousada da Juventude. Cinco estradas do concelho também estiveram encerradas no domingo, devido aos estragos provocados pelo temporal, e o sistema de semáforos ficou danificado em 10 cruzamento no centro do Funchal.

No domingo, em comunicado, a Câmara Municipal do Funchal indicou que já tinha acionado o processo de realojamento de cinco agregados familiares, no total de 14 pessoas, devido a inundações e deslizamentos de terras que atingiram as residências.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+