Tempo
|
A+ / A-

Universidade Católica "inovou" e atraiu mais alunos apesar da pandemia

26 mar, 2021 - 18:00 • Henrique Cunha

Na sessão solene do Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa, que decorreu em formato online, D. Manuel Clemente disse que "a universidade teve de se inovar muito nestes meios que se utilizaram e que conseguiram responder à necessidade de andar por diante com o ano letivo".

A+ / A-

O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, felicita Universidade Católica Portuguesa (UCP) pela capacidade de inovação, persistência e projeção em tempo de pandemia. A reitora Isabel Capeloa Gil anunciou que a instituição conseguiu crescer em contexto de pandemia.

Na sessão solene do Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa, que decorreu em formato online, D. Manuel Clemente disse que "a universidade teve de se inovar muito nestes meios que se utilizaram e que conseguiram responder à necessidade de andar por diante com o ano letivo".

Depois, o magno chanceler da universidade disse que a Católica "não se ficou apenas na resistência face à pandemia e a tudo aquilo que ela obrigou, mas também se projetou; projetou-se em pensamento e projetou-se em execução".

D. Manuel Clemente lembrou que o plano de desenvolvimento estratégico da UCP demonstra que a instituição continua a projetar o futuro.

"Efetivamente, nunca há nenhum futuro à nossa espera. O futuro é criado quando nós projetamos o melhor do presente para a sua concretização. O futuro é a projeção do presente", disse o cardeal patriarca de Lisboa.

Depois, D. Manuel Clemente aludiu à capacidade da Católica "de não deixar ninguém para trás e corresponder com auxílios sociais a quem mais precisava de ser ajudado".

Por sua vez, a reitora da Universidade lembrou que "a educação garante o futuro".

Isabel Capeloa Gil realçou que a Católica vai ser a primeira universidade não estatal a oferecer uma licenciatura em Medicina. E assegurou que "não se trata de um capricho", mas antes de "um projeto de missão que após 54 anos de vida se oferece ao país para transformar como sempre foi a nossa marca o paradigma da educação em Portugal".

A reitora da Universidade Católica anunciou também que a instituição conseguiu crescer em contexto de pandemia. Isabel Capeloa Gil diz que a Universidade cresceu mais de 6% no número de alunos e reforçou a capacidade de atrair talento.

A responsável afirmou que a educação “garante o futuro”, face à atual pandemia, e que a universidade quer estar na linha da frente “do cuidado e da resolução dos problemas”.

Isabel Capeloa Gil aludiu ainda aos fundos Covid-19 e Papa Francisco para ajudar estudantes em dificuldades, revelando que a Católica distribuiu apoios num montante superior a 5 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    27 mar, 2021 Funchal 13:42
    Baixem as propinas e terão mais alunos.

Destaques V+