Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autárquicas

PSD e CDS concluíram "com sucesso" negociação para Lisboa liderada por Moedas

26 mar, 2021 - 21:50 • Lusa

A candidatura de Carlos Moedas informou que "PSD e CDS deram esta sexta-feira por concluídas as negociações para o acordo" autárquico em Lisboa, salientando que este "refletirá a representatividade dos dois partidos" na Câmara, na Assembleia Municipal e nas freguesias.

A+ / A-

A candidatura de Carlos Moedas informou que "PSD e CDS deram esta sexta-feira por concluídas as negociações para o acordo" autárquico em Lisboa, salientando que este "refletirá a representatividade dos dois partidos" na Câmara, na Assembleia Municipal e nas freguesias.

"O resultado da negociação será agora apresentado aos órgãos internos de cada um dos partidos e será formalizada oportunamente", refere a candidatura, em comunicado.

No texto, é referido que "a negociação com representantes do PSD e do CDS para a coligação de Carlos Moedas foi concluída com enorme sucesso".

"PSD e CDS deram hoje por concluídas as negociações para o acordo que refletirá a representatividade dos dois partidos no Órgão Executivo do município, na Assembleia Municipal e nas 24 freguesias que compõem a cidade de Lisboa", precisa o comunicado.

O ex-comissário europeu e candidato à Câmara da capital, Carlos Moedas, enalteceu "o espírito de compromisso e cooperação que a equipa negociadora de cada um dos partidos e as estruturas concelhias do PSD e do CDS demonstraram neste processo".

"Foi alcançado um acordo que demonstra a prioridade dada aos lisboetas", refere, no comunicado, o antigo secretário de Estado adjunto do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

O candidato à Câmara Municipal de Lisboa diz ainda que "este é um passo importante que reforça o projeto não socialista, moderado e progressista" que lidera e que quer oferecer aos lisboetas "a alternativa a Fernando Medina que tantos desejam".

Nos últimos dias, foram noticiadas divergências entre as estruturas locais de PSD e CDS-PP para alcançarem um entendimento quanto à distribuição de lugares nas várias listas à capital.

Nas últimas autárquicas, em 2017, PSD e CDS-PP concorreram separados à Câmara Municipal de Lisboa, numas eleições ganhas pelo socialista Fernando Medina, que obteve 42% dos votos e perdeu a maioria absoluta na capital.

A então líder do CDS-PP Assunção Cristas ficou em segundo lugar, com 20,6% (perto de 52 mil votos), numa candidatura apoiada também por MPT e PPM e que elegeu quatro vereadores. .

Nessa eleição, o PSD teve como candidata a então deputada Teresa Leal Coelho, que ficou em terceiro lugar, com 11,2% (correspondentes a pouco mais de 28 mil votos), elegendo dois vereadores. .

Carlos Moedas foi anunciado pelo presidente do PSD como candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo presidente do partido, Rui Rio, tendo o líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, também já manifestado apoio a esta candidatura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+