Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Camisola poveira

Estilista americana admite erro. “Iremos honrar que foi inspirada em tradições portuguesas”

25 mar, 2021 - 20:38 • Redação

A estilista garantiu que a equipa está a trabalhar para corrigir o erro "de imediato" e a "trabalhar em conjunto" com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A+ / A-

Tori Burch, a estilista norte-americana que se apropriou de uma camisola tradicional poveira para a sua última coleção, atribuindo a inspiração à localidade de Baja, no México, já veio pedir desculpa.

Esta quinta-feira, numa publicação nas redes sociais, escreveu: "Pedimos sinceras desculpas aos portugueses - foi levado ao nosso conhecimento que atribuímos erroneamente uma camisola da nossa coleção Primavera 2021 como inspirada em Baja-México".

A estilista garantiu que a equipa está a trabalhar para corrigir o erro "de imediato" e a "trabalhar em conjunto" com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim “de forma a encontrar as melhores soluções para apoiar os artesãos locais”.

Em declarações ao “Jornal de Notícias” esta quinta-feira, o Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, disse estar em conversações com a designer. "Exigimos o reconhecimento da propriedade intelectual", afirmou.

Em 2020, Tori Burch foi considerada a 88.ª mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes.

"Erro sem malícia" desculpado, garante embaixadora da marca

Filipa de Abreu, embaixadora da marca Tory Burch em Portugal diz ter recebido "com surpresa" a "tempestade de notícias" sobre a polémica relacionada com a camisola poveira.

"Desconhecia o tema e a peça em questão, pois eu não trabalho na equipe de design nos Estados Unidos. Por isso tendo sempre divulgado as tradições e cultura do meu país por todos os países por onde passei senti as dores dos que reclamaram a origem desta peça", diz.

Do contacto realizado com a Câmara da Póvoa de Varzim, "ficaram acordados os seguintes pontos e aceites as desculpas deste erro cometido sem malícia: "mudar a designação da camisola para "Poveira Sweater", criar um link direto à peça através do site do município e apoiar ações de formação para preservar o legado da cultura poveira".

[notícia atualizada às 23h57]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+