Tempo
|
A+ / A-

Detidos dois burlões que usaram MBWay para desviar 130 mil euros

25 mar, 2021 - 11:21 • Redação

Para já, estão referenciados 170 cartões correspondentes a vítimas em várias parte do país.

A+ / A-

A Polícia Judiciária deteve dois homens de nacionalidade argelina, com 27 e 28 anos, suspeitos de burla informática agravada, falsidade informática e acesso ilegítimo.

Os indivíduos terão burlado, pelo menos, 170 pessoas em várias zonas do país através do esquema conhecido por “Phishing” usando a aplicação MBWay. No total, foram os movimentos bancários ascende a 130 mil euros.

O esquema passava pelo envio de emails fraudulentos em nome da MBWay que solicitavam alguns procedimentos aos destinatários, mas que era uma forma criminosa de aceder às contas bancárias das vítimas.

Com o dinheiro, estes argelinos que estão a viver em Lisboa desde outubro do ano passado, compravam sobretudo material informático, equipamentos desportivos e perfumes, que usavam ou revendiam.

A Judiciária acredita que a investigação a este novo “modus operandi” vai revelar mais vítimas e fazer suvir o valor total desta burla.

Os detidos vão agora ser presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação da medida de coação considerada adequada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+