Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

EMA atualizou informação sobre AstraZeneca, mas insiste: "É segura"

19 mar, 2021 - 21:18 • Redação

Vacinados que apresentem sintomas como falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas, dor abdominal persistente, dor de cabeça intensa, hemorragias persistentes e manchas avermelhadas na pele devem procurar assistência médica. Agência Europeia do Medicamento insiste que a vacina é segura.

A+ / A-

Veja também:


O Infarmed enviou para os profissionais de saúde uma circular em que atualiza a informação sobre eventuais riscos associados à toma da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica AstraZeneca.

Em comunicado esta sexta-feira, a Autoridade Nacional do Medicamento indica que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) alterou a literatura relativa ao fármaco, remetendo para a alínea onde são detalhados os avisos e as recomendações especiais a ter em conta na toma desta vacina.

“Muito embora se trate de ocorrências muito raras, o comité [de segurança da EMA] recomendou que o resumo das características do medicamento e o folheto informativo desta vacina seja atualizado para incluir mais informação sobre estes riscos, em simultâneo com a distribuição de uma comunicação aos profissionais de saúde para os alertar para a possibilidade remota de ocorrência de alterações da coagulação” do sangue dos vacinados, adianta a circular do Infarmed.

Nesse quadro, os profissionais são alertados para prestarem atenção particular a "casos de tromboembolismo, nomeadamente de coagulação intravascular disseminada ou de trombose dos seios venosos cerebrais".

Uma vez administrada a vacina, as pessoas deverão procurar ajuda médica imediata se desenvolverem sintomas como falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas, dor abdominal persistente, dor de cabeça intensa, hemorragias persistentes e manchas avermelhadas na pele.

O Comité de Avaliação do Risco de Farmacovigilância (PRAC) da EMA, insiste que a vacina da AstraZeneca é eficaz "na prevenção da hospitalização e morte por Covid-19" e que os benefícios da toma superam os riscos de desenvolver eventos tromboembólicos.

De resto, a bula da EMA remetida aos reguladores nacionais do medicamento indica que os eventos graves de coagulação aconteceram "muito raramente" entre os sete e os 14 dias após a vacinação, sobretudo em mulheres abaixo dos 55 anos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    20 mar, 2021 Lisboa 11:34
    É tão segura que na mesma mensagem, apresentam uma lista de sintomas e efeitos secundários que se se verificarem é de ir a correr para o médico.

Destaques V+