Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Recusar vacina? A alternativa é ficar vulnerável, doente ou morrer, diz Graça Freitas

18 mar, 2021 - 20:11 • Redação

Questionada pela Renascença na conferência de imprensa em que foi anunciado que Portugal vai voltar a administrar a vacina da AstraZeneca, a diretora-geral da Saúde garante que o fármaco é seguro e eficaz e que os benefícios superam os riscos.

A+ / A-

Veja também:


Quem recusar uma vacina Covid-19 de determinada marca fica sem vacinação? A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, não responde diretamente à pergunta, mas avisa que a alternativa é ficar vulnerável, doente ou, em último caso, morrer.

Questionada pela Renascença na conferência de imprensa em que foi anunciado que Portugal vai voltar a administrar a vacina da AstraZeneca, Graça Freitas garante que o fármaco é seguro e eficaz.

“Prezamos muito a segurança, a fármaco-vigilância serve para isso. Feita uma avaliação entre os riscos e benefícios da vacinação, quando decidimos por uma vacinação a circular e a ser administrada é porque ela nos dá garantias de que ela é segura, eficaz e tem qualidade”, declarou.

“Se for oferecida uma vacina a uma pessoa, seja qual for a marca, deve aceitá-la”, frisou Graça Freitas.

A responsável da DGS avisa que “o risco de ter a doença, doença grave, internamento e, finalmente e indesejavelmente, morte é muito superior”.

“Qualquer que seja a marca da vacina, quando as autoridades portuguesas põem uma vacina no mercado é porque a vacina é segura, eficaz, tem qualidade e os seus benefícios superam os riscos”, garantiu.

Novamente questionada sobre o que vai acontecer a quem rejeitar uma vacina, Graça Freitas considera que essa é uma “hipótese que as pessoas não deviam colocar”.

“A recusa de uma vacina é recusar proteger-se e recusar proteger-se contra uma doença grave. O grande apelo que fazemos aos portugueses é que ponderem muito bem antes de recusar, porque a alternativa é que continuarem vulneráveis, suscetíveis, e poderem vir a desenvolver uma doença que é potencialmente grave ao ponto de ser letal. É um apelo à não recusa de qualquer marca de qualquer vacina”, conclui a diretora-geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Gomes
    19 mar, 2021 Lisboa 16:11
    A alternativa ? ... era ter confiança numa Diretora Geral de Saúde. O que não existe, de todo. Depois de a ver negar a vinda do vírus para a Europa, de a ver passear DIA APÓS DIA !!! os vestidinhos novos e os seus brioches nos meetings, depois de ver e ouvir os seus risinhos para as câmaras enquanto morriam cada vez mais pessoas nos lares, depois de ficar espantado com as suas deliberações sobre as máscaras, os confinamentos, as passeatas nas praias no pico da pandemia, depois de perceber que andou desaparecida porque "não era preciso estar presente" no pico mais alto do vírus (palavras suas) .... quer que agora ainda aceite as suas palavras arrogantes e prepotentes, em forma de ameaças, e aceitar de bom grado ISTO TUDO, SUA ABERRAÇÃO DE DIRETORA E SUA DESLEIXADA INCOMPETENTE ?
  • Sandra Alves
    19 mar, 2021 lisboa 14:42
    Ela que leve a astrazeneca e se lhe derem os efeitos secundários raros (como ela diz), azar :)
  • Obviamente
    19 mar, 2021 as ameaças veladas do costume 09:33
    Ela não respondeu, mas já há "respostas para isso" a correr por aí: quem recusar o lixo AstraZeneca, vai para o fim da fila de vacinação, ou seja, é vacinado daqui a 2 anos e se calhar com a AstraZeneca, na mesma.
  • EU
    18 mar, 2021 PORTUGAL 21:28
    Se aquilo que EU gostava de dizer não fosse CORTADO por Alguém RR, eu diria o que deveria ser dito. Mas como DESCONFIO que serei CORTADO, ficarei apenas por aqui.
  • Há alternativas sim
    18 mar, 2021 Estão é a ver se as escondem 20:58
    A alternativa é Pfizer, Moderna, Jansen, e sputnik-V quando aprovada. Há muitas alternativas de vacinas, e ainda por cima, fora a Sputnik-V que ainda não está aprovada, todos os outros fabricantes estão a cumprir com as entregas muito melhor que a AstraZeneca. Há alternativas, sim, estão é a ver se as escondem porque estão interessados em impingir este lixo da AstraZeneca
  • AstraZeneca?
    18 mar, 2021 Não, obrigado 20:54
    Eu recuso a astraZeneca. Em efeitos secundários parece o virus que tenta combater e é quase inútil contra as novas variantes.

Destaques V+