Tempo
|
A+ / A-

AstraZeneca. OMS diz que vacinas não “reduzirão doenças ou mortes por outras causas”

17 mar, 2021 - 14:23 • João Carlos Malta

Em causa está a vacina da AstraZeneca, que provocou sequelas adversas em algumas das pessoas. Comunicado da OMS diz o “tromboembolismo venoso é a terceira doença cardiovascular mais comum em todo o mundo”.

A+ / A-

Veja também:


“A vacinação contra covid-19 não reduzirá doenças ou mortes por outras causas. Os eventos tromboembólicos são conhecidos por ocorrerem com frequência. O tromboembolismo venoso é a terceira doença cardiovascular mais comum em todo o mundo”. É assim que a OMS reage a suspensão da vacina da AstraZeneca em alguns países da União Europeia, e aos receios na toma que começam a surgir.

Alguns países da União Europeia suspenderam temporariamente o uso da vacina AstraZeneca Covid-19 como medida de precaução com base em notificações de efeitos secundários raros da coagulação do sangue em pessoas que receberam a vacina.

Outros países da UE - tendo considerado as mesmas informações - decidiram continuar usando a vacina em seus programas de imunização.

Neste momento, a OMS considera que os benefícios da vacina AstraZeneca superam os riscos e recomenda que a vacinação continue.

A OMS considera ainda que em extensas campanhas de vacinação, faz parte da rotina deste tipo de processos que os países sinalizem eventos adversos potenciais após a imunização. “Isso não significa necessariamente que os eventos estejam relacionados à vacinação em si, mas é uma boa prática investigá-los. Também demonstra que o sistema de vigilância funciona e que controlos eficazes estão em vigor”, diz aquela organização.

A OMS explica que está em contato regular com a Agência Europeia de Medicamentos e reguladores em todo o mundo para obter as informações mais recentes sobre a segurança da vacina COVID-19.

O Comité Consultivo Global da OMS sobre Segurança das Vacinas está a avaliar cuidadosamente os dados de segurança mais recentes disponíveis para a vacina AstraZeneca. “Assim que essa revisão for concluída, a OMS comunicará imediatamente as descobertas ao público”, assegura.

Na segunda-feira, as autoridades de saúde de Portugal anunciaram, a suspensão da vacina da AstraZeneca para a Covid-19, como medida de "precaução extrema".

A informação foi avançada pelo presidente do Infarmed, Rui Ivo, em conferência de imprensa, na sequência de novos casos de reações adversas ao nível europeu. As autoridades da saúde dos Açores e da Madeira anunciaram a mesma medida ao longo da noite.

A notícia foi conhecida no dia em que Espanha, Alemanha, Itália e França avançaram com a suspensão preventiva da vacina do fármaco criado pela farmacêutica em colaboração com a Universidade de Oxford.

A diretora-geral da Saúde considera que as pessoas que tomaram a vacina da AstraZeneca devem estar calmas, mas ao mesmo tempo vigilantes quanto a possíveis efeitos secundários.

"A minha palavra principal palavra vai para as pessoas que em Portugal foram vacinadas com esta vacina. Se foi vacinado mantenha-se tranquilo. Estas reações são extremamente raras e em Portugal não foram reportados fenómenos semelhantes aos de outros países”, disse Graça Freitas.

“No entanto, gostava também que se mantivessem atentos. Se sentir mal-estar persistente, durante alguns dias, sobretudo se esse mal-estar for acompanhado de nódoas negras ou hemorragias cutâneas, não hesite e consulte um médico”, sublinhou a diretora-geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Discuta-se
    18 mar, 2021 Tudo 11:52
    Ursula Von Der Leyen, uma politica medíocre que só está no cargo empurrada por Merkel e por ser mulher, género que agora com o feminismo radical à solta é condição qb para ocupar altos cargos mesmo sem competência para tal, reconhece que "é difícil de explicar aos cidadãos porque razão as vacinas produzidas na União Europeia estão a ser enviadas para outros países que também estão a produzir vacinas, mas não vem nada para a União Europeia". E começa a falar em restrições à exportação de vacinas e mesmo levantamento de patentes. Ora, ora, falar é fácil. A restrição de exportações já devia ser uma realidade, e o levantamento de patentes, a partir do momento que que as farmacêuticas não cumpriram oc contratos de entregas, também.
  • Ivo Pestana
    17 mar, 2021 Madeira 21:07
    Tenho poucos estudos, mas vou dar a minha singela opinião. Sem a vacinação ao Covid-19, iriam morrer muitas pessoas de várias razões, ora como muitos serão vacinados contra esta doença, logo alguns irão associar como causa próxima, a vacinação. Acho que devem ser feitos estudos, mas muito da polémica é do foro especulativo e psicológico. Por vezes quando muitos falam dum assunto, repetidamente, ele vira verdade. Se me chamarem amanhã, vou e levo a vacina da AstraZeneca. Por cair um avião, não vamos boicotar este lindo e seguro, meio de transporte. Embora respeito as opiniões de cada um. Saúde e cordiais cumprimentos.
  • Jesus a Agnès-Marie
    17 mar, 2021 (França) 07 de maio de 2009 20:44
    Sim. Não só as reduzem, como as agravam! O que faz em nós as vacinas da gripe? Meus filhos, suas notícias estão saturadas de informações falsas e desinformação. A gripe A não é uma gripe, mas um conjunto de factores relacionados à diminuição da auto-imunidade. O vírus influencia A não existe mais do que o da Sida: são síndromes imunodepressoras adquiridas e pessoas morrem de superinfecções bacteriológicas. Então, sim, essa "gripe A" se espalhará por toda parte, já que toda a humanidade é regada voluntariamente com um coketeil de química capaz de criar as condições de imunodepressão. Abaixa as suas defesas: o mal corre. Volte-se para Mim, o único que pode protegê-lo, o que nenhuma vacina pode fazer porque é perfeitamente inútil. Reforçar a sua imunidade, naturalmente e acima de tudo, rezar para entender o que está em jogo nesta crise de saúde: é uma questão, nem mais nem menos, de subjugá-lo ainda mais, por uma restrição razoável, à dominação dos mestres da Nova Ordem Mundial. A gripe A é um "trabalho interno" procurado, preparado e inteligentemente orquestrado, precisamente, pela confusão mantida na mídia e pela desinformação deliberada. A crise de saúde é apenas para acabar aumentando a crise económica, que ainda foi preservada muitas pessoas, especialmente nos países desenvolvidos e grandes cidades. Quando a OMS elevar o nível de alerta, suas economias ficarão paralizadas por algum tempo. Além disso, matar dois coelhos com um só tiro. Volte-se para Deus. O único que o cura.

Destaques V+