14 mar, 2021 - 16:25 • Redação com Lusa
A linha SOS Ambiente e Território, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, da GNR, recebeu em 2020 mais de 12 mil denúncias, a maioria relacionadas com animais de companhia, defesa da floresta contra incêndios e resíduos.
De acordo com o relatório a que a Lusa teve acesso este domingo, o maior número de denúncias ocorreu nos meses de maio (1.077), junho (1.649), julho (1.922), agosto (1.335) e setembro (1.214).
As áreas de atuação que registaram maior número de contactos foram as relacionadas com animais de companhia (2.907). Seguiram-se a defesa da floresta contra incêndios (2.729) e os resíduos (1.446).
Os dados disponibilizados este domingo revelam, ainda, que nos últimos dez anos tem existido “uma crescente interação” com esta linha.
Em Nome da Lei
Uma das alterações que está em causa “é a proibiçã(...)
Em 2010, registaram-se 4.561 contactos. O número aumentou anualmente até 2020, ano em que se atingiram os 12.185.
A linha SOS Ambiente e Território, que está disponível 24 horas por dia através do número 808 200 520, permite que qualquer cidadão possa denunciar situações que violem a legislação ambiental e obter conselhos sobre assunto relacionados com a natureza, ambiente, florestas, animais de companhia, leis sanitárias e de ordenamento do território.
Além da referida linha telefónica, a GNR desenvolveu em paralelo um serviço online com o mesmo propósito, em https://www.gnr.pt/ambiente.aspx ou através do endereço eletrónico sepna@gnr.pt, através do qual o cidadão também pode denunciar situações que violem a legislação ambiental.
Através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente - SEPNA, a GNR constitui-se como a polícia ambiental competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar infrações à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural, em todo o país. Integra ainda diversos fóruns de cooperação nacional e internacional sobre estas temáticas.