Tempo
|
A+ / A-

Linha SOS Ambiente e Território atendeu mais de 12 mil denúncias em 2020

14 mar, 2021 - 16:25 • Redação com Lusa

Maior número de contactos eram relacionados com animais de companhia (2.907). Julho foi o mês com mais denúncias.

A+ / A-

A linha SOS Ambiente e Território, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, da GNR, recebeu em 2020 mais de 12 mil denúncias, a maioria relacionadas com animais de companhia, defesa da floresta contra incêndios e resíduos.

De acordo com o relatório a que a Lusa teve acesso este domingo, o maior número de denúncias ocorreu nos meses de maio (1.077), junho (1.649), julho (1.922), agosto (1.335) e setembro (1.214).

As áreas de atuação que registaram maior número de contactos foram as relacionadas com animais de companhia (2.907). Seguiram-se a defesa da floresta contra incêndios (2.729) e os resíduos (1.446).

Os dados disponibilizados este domingo revelam, ainda, que nos últimos dez anos tem existido “uma crescente interação” com esta linha.

Em 2010, registaram-se 4.561 contactos. O número aumentou anualmente até 2020, ano em que se atingiram os 12.185.

A linha SOS Ambiente e Território, que está disponível 24 horas por dia através do número 808 200 520, permite que qualquer cidadão possa denunciar situações que violem a legislação ambiental e obter conselhos sobre assunto relacionados com a natureza, ambiente, florestas, animais de companhia, leis sanitárias e de ordenamento do território.

Além da referida linha telefónica, a GNR desenvolveu em paralelo um serviço online com o mesmo propósito, em https://www.gnr.pt/ambiente.aspx ou através do endereço eletrónico sepna@gnr.pt, através do qual o cidadão também pode denunciar situações que violem a legislação ambiental.

Através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente - SEPNA, a GNR constitui-se como a polícia ambiental competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar infrações à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural, em todo o país. Integra ainda diversos fóruns de cooperação nacional e internacional sobre estas temáticas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+