Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP

Covid-19. Jerónimo critica “vacinação a conta-gotas” e submissão a grandes laboratórios

14 mar, 2021 - 20:24 • Redação com Lusa

Secretário-geral do PCP lembra resolução comunista para acelerar o processo de vacinação dos cidadãos portugueses.

A+ / A-

O líder do Partido Comunista Português (PCP) condenou, este domingo, aquilo que considera uma “vacinação a conta-gotas” contra o novo coronavírus e a submissão de Portugal e da União Europeia (UE) às “grandes farmacêuticas americanas e europeias”.

“Somos ligeiros a confinar e pouco ágeis a obter e comprar as vacinas necessárias. Desconfinamos a conta-gotas porque estamos a fazer uma vacinação a conta-gotas. Nem a UE nem o Governo estão dispostos a comprar vacinas fora dos fornecimentos dos laboratórios das grandes farmacêuticas americanas e europeias, nem a fazer pressão para se libertarem patentes e licenças, como recomendou a Organização Mundial de Saúde [OMS]”, afirmou Jerónimo de Sousa.

O secretário-geral do PCP discursava na sessão pública de homenagem ao mítico nadador e militante comunista Baptista Pereira, por ocasião do centenário do nascimento do atleta, falecido em 1984, aos 63 anos, no cais de Alhandra, à beira do rio Tejo.

Jerónimo de Sousa lembrou que a sua bancada parlamentar tem um projeto de resolução cuja discussão está agendada para 8 de abril no parlamento, a fim de acelerar o processo de vacinação dos cidadãos portugueses.

“Esperamos que, nesta matéria, seja colocada em primeiro lugar a vida dos portugueses e não qualquer outro interesse”, desejou, reiterando a necessidade de aquisição de vacinas além das adquiridas via instâncias europeias e que já foram aprovadas pela OMS e outras entidades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+