Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. GNR alerta para burla: "As vacinas não são pagas"

14 mar, 2021 - 10:24 • Beatriz Lopes

Há pessoas a fazerem-se passar por profissionais de saúde que tentam, por exemplo, agendar a vacinação ou fazer um rastreio à Covid-19 e os idosos acabam por ser vítimas de furto.

A+ / A-

A Guarda Nacional Republicana (GNR) volta, este fim de semana, a recorrer às redes sociais para alertar os portugueses, sobretudo idosos, para as burlas relacionadas com a vacina para a Covid-19.

À Renascença, o capitão David Ferreira, da GNR, explica que há pessoas a fazerem-se passar por profissionais de saúde que tentam, por exemplo, agendar a vacinação ou fazer um rastreio à Covid-19 e os idosos acabam por ser vítimas de furto.

"O burlão aborda a vítima, diz-lhe que vai ser vacinada e a meio do diálogo diz à vítima que precisa de descontaminar a casa ou descontaminar notas e desta forma ludibria a vítima, fazendo com que lhe dê dinheiro ou que dê acesso à casa para furtar objetos, normalmente em ouro", conta.

A GNR recorda que "a vacinação não é administrada em casa" e que "as vacinas não são pagas" por isso, em caso de suspeita, os portugueses devem contactar as autoridades ou pedir ajuda a alguém próximo da residência.

"Pedimos às pessoas que denunciem e se sentirem algo suspeito contactem as autoridades, não abram a porta a desconhecidos ou apoiem-se num vizinho ou alguém próximo de confiança para que não sejam vítimas deste tipo de crime".

As autoridades sublinham que para se ser vacinado contra a Covid-19, há um contacto prévio do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou da Junta de Freguesia e que "a abordagem nunca é feita à porta de casa".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    14 mar, 2021 Funchal 16:49
    Obrigado pela atenção, GNR.

Destaques V+