Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. É "impossível" manter índice de transmissibilidade abaixo de 1, avisa especialista

14 mar, 2021 - 18:02 • Redação com Lusa

O matemático Óscar Felgueiras é um dos especialistas que aconselharam o Governo sobre o plano de desconfinamento. "Objetivo é claro: queremos uma incidência baixa", salienta.

A+ / A-

Veja também:


O matemático Óscar Felgueiras, um dos especialistas convidados pelo Governo para aconselhar sobre o plano de desconfinamento no âmbito do combate à pandemia de covid-19, afirmou, este domingo, que é impossível manter o índice de transmissibilidade (Rt) do novo coronavírus sempre abaixo de 1.

Óscar Felgueiras frisou, durante uma conferência promovida pela Sociedade Portuguesa de Matemática, realizada por videochamada, a importância de manter a baixa incidência do novo coronavírus.

"Não devemos ter o Rt acima de 1. É óbvio que isso é impossível ser atingido de forma permanente. A certa altura vamos ter poucos casos e basta uma pequena variação para termos necessariamente o Rt acima de 1, mas o objetivo é claro: queremos uma incidência baixa", acentuou o especialista em epidemiologia, durante a iniciativa integrada nas comemorações do Dia Internacional da Matemática.

O assessor do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) alertou para a necessidade de "não relaxar" e de ter a "perceção do risco".

"É muito importante que as pessoas tenham constantemente a perceção de risco. As coisas começam normalmente a correr mal quando se perde essa perceção", frisou Óscar Felgueiras.

Os riscos das novas variantes


O plano de desconfinamento, apresentado na quinta-feira pelo primeiro-ministro, prevê novas fases de reabertura a 5 e 19 de abril e a 3 de maio. Contudo, António Costa advertiu que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os “120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias” ou sempre que o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2, que origina a covid-19, ultrapasse 1.

"É muito importante termos noção dos riscos e que haverá consequências caso o nosso comportamento se altere de uma forma que não é ajustada", alertou Óscar Felgueiras, que falou na conferência sobre o papel de um matemático numa pandemia.

O especialista em epidemiologia recordou ter recomendado, na reunião de 12 de janeiro, no Infarmed, o encerramento das escolas com alunos a partir dos 12 anos, "por prudência". Isto após ter tido conhecimento "da dimensão da presença da nova variante [detetada no Reino Unido] em Portugal, que já começava a ser considerável".

"Ainda não convivemos tempo suficiente [com as novas variantes] para conhecermos assim tão bem. Para mim era claríssimo que a nova variante [do Reino Unido] tinha uma maior transmissibilidade. As medidas que estavam em vigor não seriam suficientes para conter o aumento", frisou.

Começar pelos mais novos


O assessor da ARSN disse ter sido contactado a 26 de janeiro, tal como Raquel Duarte, para fazer o plano de desconfinamento e a equipa começar a "pensar no dia depois de amanhã".

"O plano que aparece é a simplificação de todo um trabalho que existe por trás, mas que foi aprofundadamente estudado", vincou.

Para o professor da Universidade do Porto, "faz sentido" começar o desconfinamento pelas crianças.

"Sabemos que as crianças têm muito menor risco. Podem contrair o vírus e contagiar outros, mas em termos de consequências para elas próprias não há grande perigo", sustentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+