Tempo
|
A+ / A-

Coesão territorial

Interior do país "tem qualidade de vida" e precisa de "olhar mais atento", defende ministra

12 mar, 2021 - 20:19 • Lusa

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, defende que o interior deve ser olhado "numa perspetiva de Península Ibérica", porque "dá a escala e a massa crítica necessária" para muito do que se pretende fazer com as empresas e com as instituições de ensino superior.

A+ / A-

O interior do país "precisa de um olhar mais atento", disse esta sexta-feira a ministra da Coesão Territorial, que considerou o Geopark Estrela um exemplo de como os atores locais "são os mais importantes no desenvolvimento dos territórios".

"Na minha perspetiva, os diagnósticos estão feitos e as causas estão identificadas. O interior precisa de um olhar mais atento, por parte do poder público, político e mediático", afirmou Ana Abrunhosa na segunda Conferência da Estrela de 2021, com o tema "Territórios do Interior: Desafios e oportunidades", que foi organizada 'online' pela Associação Geopark Estrela, com sede na Guarda.

Segundo a governante é preciso "perceber que modelo de desenvolvimento" se pretende para as regiões do interior do país.

"Se é [um modelo] de mão estendida, do interior contra o litoral ou apenas da valorização dos recursos endógenos. Ou, pelo contrário, aquele modelo que acredita que a não valorização devida do interior prejudica o país como um todo, na sua globalidade, que o interior tem um enorme potencial por explorar, e que a não exploração desse potencial empobrece o país como um todo", explicou.

Na sua intervenção também referiu que o interior "tem qualidade de vida e segurança" que permitem que se crie valor, a partir dos recursos endógenos, mas também a partir da ciência e da tecnologia.

Ana Abrunhosa falou ainda da importância de se olhar para o interior "numa perspetiva de Península Ibérica", que é "muito importante" porque "dá a escala e a massa crítica necessária" para muito do que se pretende fazer com as empresas e com as instituições de ensino superior.

A ministra da Coesão Territorial também disse que os agentes "mais importantes do desenvolvimento dos territórios são os atores locais".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+