Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Investigadora diz que desenvolver vacina portuguesa custaria 45 milhões

10 mar, 2021 - 21:26 • Lusa

Teresa Summavielle diz que Portugal tem “absoluta capacidade de desenvolver” este trabalho de investigação.

A+ / A-

Veja também:


O desenvolvimento de uma vacina portuguesa contra a Covid-19 custaria cerca de 45 milhões de euros, sendo necessário investir mais 100 milhões numa infraestrutura para passar à fase de produção, estimou esta quarta-feira a investigadora Teresa Summavielle.

“Precisaríamos de cerca de 45 milhões de euros para termos uma vacina que passasse os ensaios clínicos e fosse aprovada. Para uma fase de produção em massa, precisamos de infraestruturas dedicadas”, adiantou a bioquímica do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde - i3s, num debate promovido pelos eurodeputados do Bloco de Esquerda.

A fase inicial de desenvolvimento do fármaco contra o SARS-CoV-2 está estimada num montante entre os 500 mil euros e um milhão de euros, avançou a cientista, ao assegurar que Portugal tem “absoluta capacidade de desenvolver” este trabalho de investigação.

Ultrapassada esta fase inicial, a transição para os ensaios pré-clínicos representaria um investimento que variaria entre os três e os cinco milhões, enquanto os ensaios clínicos efetivos rondariam entre os 30 e os 40 milhões de euros, disse Teresa Summavielle.

“Aqui entramos num problema que é português, mas que é também de muitos outros países da Europa do Sul e não só. Nós não temos a capacidade de passar a essa produção”, referiu a investigadora.

De acordo com Teresa Summavielle, o valor de investimento para que Portugal tivesse uma infraestrutura capaz de produzir 50 milhões de doses da vacina por ano está estimado em cerca de 100 milhões de euros, sendo necessários dois anos para que ficasse operacional.

“Este não é um problema que se extingue com a Covid-19”, referiu Teresa Summavielle, ao defender que um investimento desta natureza dotaria o país da capacidade de resposta necessária para situações futuras.

“É um valor que não está de todo fora da nossa capacidade de investimento e deveríamos estar seriamente a considerar fazer este tipo de investimento”, alertou a investigadora.

Com este investimento, Portugal passaria a dispor de “capacidade para produzir estas vacinas que nos dariam uma resposta mais eficaz do que as grandes empresas farmacêuticas e com as quais poderíamos chegar a bom porto de uma forma muito mais inteligente”, preconizou.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.611.162 mortos no mundo, resultantes de mais de 117,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.617 pessoas dos 811.948 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    11 mar, 2021 Lisboa 10:50
    Acho muito bem que se invista nessa infraestrutura e nos estudos pois a Covide vai adaptar-se mas não vai desaparecer, tal como outras doenças que ficaram muito restritas, mas continuam a existir. O pior é que continuam a apostar a 100% em Turismo e especulação imobiliária e industrialização, fica para as calendas...

Destaques V+