Tempo
|
A+ / A-

Conselho Nacional de Educação. A reforma digital na escola deve prever novos currículos

04 mar, 2021 - 11:17 • Manuela Pires

O Conselho Nacional de Educação faz várias recomendações ao Governo para usar o dinheiro da bazuca na Educação. É preciso formar e atrair novos professores. A reforma da digitalização não pode ser apenas a digitalização dos conteúdos.

A+ / A-

O Conselho Nacional de Educação (CNE) considera que é necessário adaptar os currículos e as formas de ensino “aos novos paradigmas da sociedade do conhecimento e da informação” e que a Reforma Digital deve apontar para a produção de novos conteúdos e não apenas a sua digitalização. Todas estas mudanças devem ser acompanhadas da formação e acompanhamento técnico e pedagógico dos professores.

No parecer que foi pedido pelo Governo, no âmbito da discussão pública do Plano de Recuperação e Resiliência, o CNE diz que o PRR dedica uma atenção especial à transição digital na educação, mas há que ter em conta as especificidades de cada região do país, do meio socio económico em que as escolas se inserem porque é sabido que há ainda muita falta de meios tecnológicos.

O conselho Nacional de Educação quer ainda que em todas as escolas do ensino básico e secundário se promova o ensino em áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), apetrechando os estabelecimentos de ensino com os recursos base necessários.

O conselho Nacional de Educação considera ainda essencial valorizar nos currículos a dimensão criativa, artística, humanista e desportiva.

Neste parecer os conselheiros avisam ainda que as medidas relativas à educação estão dispersas ao longo do PRR e deveriam ser enquadradas numa visão estratégica, “suportada não só em critérios económicos, mas essencialmente num modelo que permita assegurar uma educação para todos, de qualidade e ao longo da vida”.


"A digitalização vai ficar como ferramenta para um ensino presencial mais ativo"
"A digitalização vai ficar como ferramenta para um ensino presencial mais ativo"

Atrair e formar novos professores

No que se refere à formação de professores, o PRR prevê algumas medidas, mas segundo o CNE são essencialmente dirigidas para a tecnologia digital e não é equacionada “uma das questões de fundo: a possibilidade de dentro de alguns anos o país ser confrontado com a falta de professores e as dificuldades que daí resultarão”.

O Conselho Nacional de Educação lembra que os diferentes relatórios sobre o Estado da Educação têm mostrado o envelhecimento da classe docente em Portugal, onde a maioria tem mais de 50 anos de idade.

Neste parecer, o CNE recomenda ao Governo que o Plano de Recuperação e Resiliência deva contemplar verbas para promover a atratividade e a valorização social da profissão docente.

O CNE recomenda ainda ao governo uma reorganização da formação inicial de professores para dar resposta á necessidade de novos professores, uma vez que nos próximos anos é previsível um elevado número de aposentações.

Os encarregados de educação também devem ser alvo de medidas de desenvolvimento de competências digitais.

O Conselho Nacional de Educação diz que deve ser reequacionado o modelo de formação profissional numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

O Conselho Nacional de Educação recomenda ao governo que o Plano de Recuperação e Resiliência promova a coesão social “através de medidas ou programas de combate às desigualdades socioeconómicas, de género ou outras”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+