Tempo
|
A+ / A-

Turismo de Portugal. Há uma nova plataforma para pedir reembolsos às agências de viagens

03 mar, 2021 - 18:09 • Lusa

Clientes podem submeter um formulário "online" para o pedido de intervenção da Comissão Arbitral, que aprecia os pedidos de acionamento do Fundo de Garantia de Viagens e Turismo. Em causa está o incumprimento de serviços contratados às agências de viagens e turismo.

A+ / A-

O Turismo de Portugal lançou esta quarta-feira uma plataforma "online" para agilizar os processos de pagamento dos créditos dos viajantes, devido ao incumprimento de serviços contratados às agências de viagens e turismo.

"No âmbito do programa Simplex+, o Turismo de Portugal disponibiliza a partir de agora uma plataforma "online" que simplifica e agiliza para os viajantes a submissão e tramitação dos processos na Comissão Arbitral, no caso do acionamento do Fundo de Garantia de Viagens e Turismo", informou a autoridade turística, em comunicado.

Desta forma, o processo passa a poder "decorrer de forma totalmente digital", podendo ser submetido um formulário "online" para o pedido de intervenção da Comissão Arbitral, que aprecia os pedidos de acionamento do Fundo de Garantia de Viagens e Turismo (FGVT).

Aquele fundo, esclareceu o Turismo de Portugal, é "responsável por responder solidariamente pelo pagamento dos créditos dos viajantes, decorrentes do incumprimento de serviços contratados às agências de viagens e turismo".

Após a receção dos pedidos de acionamento do FGTV, o Turismo de Portugal, notifica as agências de viagens e turismo responsáveis para proceder ao pagamento da quantia devida no prazo de 10 dias, antes de acionar o fundo.

"Quando haja lugar a pagamento por parte do FGVT, isto é, na ausência do pagamento devido pela agência ou agências de viagens e turismo responsáveis, estas devem repor o montante utilizado, no prazo máximo de 15 dias, a contar da data do pagamento pelo FGVT", explicou a entidade.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, citada na mesma nota, saudou o lançamento da plataforma, realçando que "esta solução facilita o acesso aos serviços, melhorando a qualidade e rapidez do atendimento, potenciando uma resposta célere e eficiente às necessidades de pessoas e agentes económicos".

"É um exemplo que deve ser generalizado, tanto quanto possível, em toda a cadeia de valor do turismo, no sentido de reduzirmos custos de contexto e fomentarmos melhores experiências turísticas", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+