Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Montalegre

Lítio. “Esventrar a nossa terra e levar o valor para outro lado? Não faz sentido nenhum”

16 fev, 2021 - 16:46 • Liliana Monteiro

O presidente da Câmara de Montalegre diz que se o objetivo do Governo é fazer um projeto conjunto com Espanha na zona da fronteira então não faz sentido levar o lítio para Matosinhos.

A+ / A-

O Presidente da Câmara de Montalegre desconhece as intenções manifestadas no plano de recuperação e resiliência para desenvolver uma “fileira industrial” de lítio na fronteira, criando em conjunto com Espanha uma linha de fabrico de baterias.

Em declarações à Renascença, Orlando Alves diz que a sua posição é clara. “Aquilo que foi sempre dito por mim, e que será a posição a ser tomada pela Câmara, é que se a exploração avançar, de forma alguma consentiremos que venham esventrar a nossa terra, entrar no ventre da nossa terra, retirar daqui o valor e levá-lo para outro lado. Isso é que não faz sentido nenhum.”

O autarca diz que se a ideia é este ser um projeto de fronteira, não faz sentido retirar o lítio para uma cidade no litoral. “Se é de fronteira, Montalegre está a sete ou oito quilómetros da linha de fronteira. Levá-la para Matosinhos, isso é que nunca. Mas obviamente que são decisões que me escapam.”

A área onde deve decorrer a exploração do lítio fica a dez quilómetros da fronteira, mas tem habitações por perto, alerta Orlando Alves.

"É relativamente próximo. Estamos a falar numa distância de dez quilómetros em linha reta, por isso é relativamente próximo.”

“Eu sei que a área de exploração é incomensuravelmente inferior à área de prospeção, estamos a falar de zonas de campo aberto, mas com habitações muito próximas", conclui.

O Presidente da Câmara diz que o processo já está bem encaminhado, mas que há discrepâncias entre o concurso público e o estudo de impacto ambiental.

"Já foram concessionadas, já há muitos estudos elaborados, já estão os estudos de impacto ambiental em apreciação, e que não têm nada a ver com o concurso público a que a concessão de mais de oito áreas de prospeção que está a ser trabalhada neste momento a nível governamental.”

“A empresa que detém a concessão da exploração em Montalegre tem prevista a verticalização de todo o processo de uma unidade fabril onde a mineralização se processe, isto é, onde o lítio seja transformado e seja depois encaminhado para uma fábrica de baterias que está associado ao mesmo", termina Orlando Alves.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MANUEL OLIVEIRA RIBE
    17 fev, 2021 FÁTIMA 10:01
    Aferrolhemos nosso LÍTIO, nosso GÁS, nossos petróleos... e continuemos aconselhando nossos universitários, etc. ... a emigrar, a procurar trabalho dignamente remunerado lá fora!... Que futuro para Portugal -- paraíso de sol e de praias?!?

Destaques V+