Tempo
|
A+ / A-

Catástrofes naturais custaram mais de 50 milhões de euros a Portugal

11 fev, 2021 - 08:23 • Lusa

Em 2020, as perdas económicas cresceram cerca de 17 mil milhões de euros e não foi por causa da pandemia. Só na Madeira, no dia de Natal, as cheias causaram estragos num valor superior a 29 milhões de euros. Em todo o mundo, registaram-se​ 416 catástrofes naturais.

A+ / A-

Portugal perdeu mais de 50 milhões de euros por causa de desastres naturais em 2020, ano em que cheias, tempestades e outros fenómenos provocaram perdas globais de 220 mil milhões de euros, segundo a multinacional de seguros Aon.

O balanço do ano passado indica que as perdas económicas aumentaram cerca de 17 mil milhões de euros em relação ao ano anterior, como se declara no estudo anual sobre meteorologia e clima, em que se estima que mais de oito mil pessoas tenham perdido a vida em catástrofes naturais.

Em todo o mundo, registaram-se, em 2020, 416 catástrofes naturais e 64% dos prejuízos não estavam cobertos por apólices de seguro, "a quarta percentagem mais baixa de sempre".

As maiores perdas (64 mil milhões de euros) foram provocadas por ciclones tropicais, enquanto cheias causaram 62 mil milhões de euros em estragos e tempestades cerca de 51 mil milhões de euros.

Em Portugal, as cheias na Madeira no dia de Natal provocaram estragos de valor superior a 29 milhões de euros.

A tempestade Alpha, em setembro, provocou estragos superiores a 20 milhões de euros e a tempestade Barbara, no final de outubro, fez danos no valor de 57 milhões de euros repartidos por Portugal, Espanha e França.

Na Europa, foi a tempestade Ciara, de fevereiro, que custou mais ao continente, contando-se em cerca de 1,6 mil milhões de euros de prejuízos.

Tempestade Ciara provoca cinco mortes e vários feridos à passagem pela Europa
Tempestade Ciara provoca cinco mortes e vários feridos à passagem pela Europa

Dos fenómenos com mais impacto, a época das cheias na China, de junho a setembro, provocou cerca de 28 mil milhões de euros em prejuízos, enquanto o furacão Laura fez estragos no valor de 14 mil milhões de euros nos Estados Unidos e nas Caraíbas e o ciclone Amphan causou 12 mil milhões de euros em estragos no Sul da Ásia.

EUA. Furacão Laura provoca seis mortes e deixa rasto de destruição
EUA. Furacão Laura provoca seis mortes e deixa rasto de destruição
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+