Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso José Guerra

Procuradora Carla Almeida quer anular nomeação do procurador europeu no Tribunal Geral da UE

10 fev, 2021 - 16:45 • Lusa

A polémica sobre a nomeação de José Guerra e a divulgação da existência de erros no currículo, numa carta de apresentação enviada pelo Governo português para instâncias europeias, motivou fortes críticas à ministra da Justiça.

A+ / A-

A procuradora do Ministério Público Ana Carla Almeida pediu a anulação da nomeação do procurador europeu José Guerra numa ação apresentada, no final da semana passada, no Tribunal Geral da União Europeia, disse à Lusa fonte judiciária.

A mesma fonte adiantou que a procuradora, preterida na nomeação para o cargo de procurador europeu já depois de ter sido a escolha de um júri europeu de seleção, interpôs uma ação judicial para “obter a anulação da decisão do Conselho da UE [União Europeia] na parte relativa à nomeação do procurador europeu de Portugal na Procuradoria Europeia”.

A referida contestação foi apresentada, no final da semana passada, junto do Tribunal Geral da União Europeia, que é constituído por dois juízes por cada país da UE e que trata dos recursos de anulação interpostos por particulares, empresas e, em certos casos, governos nacionais.

Os juízes e os advogados-gerais são nomeados pelos governos dos países da UE por períodos renováveis de seis anos. Em cada uma das jurisdições, os juízes escolhem um presidente que é investido no cargo por um período renovável de três anos.

A polémica sobre a nomeação de José Guerra para a Procuradoria Europeia e a divulgação da existência de erros no currículo, numa carta de apresentação enviada pelo Governo português para instâncias europeias, motivou fortes críticas de alguns partidos da oposição à ministra da Justiça, tendo alguns deles pedido a demissão da governante.

Face à situação, Francisca Van Dunem prestou esclarecimentos na Assembleia da República e em instâncias da União Europeia devendo entregar em breve ao Parlamento Europeu toda a documentação relativa ao processo de nomeação dos três procuradores europeus que não foram a primeira escolha do comité de seleção europeu.

Ana Carla Almeida foi a magistrada selecionada pelo júri de peritos europeus, no entanto, o Governo decidiu seguir a classificação do Conselho Superior do Ministério Público, cujo primeiro lugar foi ocupado por José Guerra, tendo de imediato a procuradora contestado esta decisão.

A informação sobre a entrega da queixa judicial foi avançada na terça-feira à noite pelo "Observador".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+