Tempo
|
A+ / A-

Benfica pode recorrer da suspensão de processo a Rui Pinto

10 fev, 2021 - 14:19 • Lusa

O Tribunal da Relação de Lisboa considera que encarnados podem contestar decisão do juiz Carlos Alexandre da suspensão do processo judicial em que Rui Pinto é suspeito de aceder ao sistema informático e de divulgar emails.

A+ / A-

O Tribunal da Relação de Lisboa considera que o Benfica pode recorrer da suspensão do processo judicial em que Rui Pinto é suspeito de aceder ao sistema informático e de divulgar emails dos "encarnados", disse esta quarta-feira à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Em julho de 2020, o Ministério Público (MP) propôs, e o juiz Carlos Alexandre aceitou, a suspensão provisória de cinco processos em que Rui Pinto estava a ser investigado, relacionados com acessos indevido a sistemas informáticos de várias entidades, entre os quais ao do Benfica, na condição de o criador do "Football Leaks" continuar a colaborar com as autoridades.

Este processo suspenso teve origem numa certidão extraída do processo principal, no qual o Benfica se constituiu como assistente, conhecido como "caso dos emails", em que o diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, o então diretor do Porto Canal, Júlio Magalhães, e um comentador da estação televisiva estão acusados de violação de correspondência e de acesso indevido, por divulgarem conteúdos de emails do Benfica no Porto Canal.

O clube recorreu da suspensão provisória do processo, mas o juiz Carlos Alexandre rejeitou o recurso, e o Benfica recorreu ao Tribunal da Relação de Lisboa, que agora lhe deu razão e entende que pode recorrer da suspensão provisória do processo.

Os "encarnados" pretendem contestar a suspensão provisória do processo (que pode culminar no arquivamento daqui a alguns meses), por não terem sido ouvidos ou notificados sobre o mesmo, noticiou esta quarta-feira o "Correio da Manhã".


De acordo com o jornal, o Benfica alega que não sabia do arquivamento de um processo sobre matéria que lhe dizia respeito, depois de o Ministério Público não ter notificado o clube, por não ser assistente no processo.

Questionado pela Lusa, o Benfica escusou-se a comentar esta decisão da Relação de Lisboa.

Rui Pinto está a ser julgado no Tribunal Central Criminal de Lisboa, no processo "Football Leaks", cuja acusação excluiu as suspeitas de ser o autor do furto dos emails do Benfica, em 2017.

O criador da plataforma "Football Leaks" esteve em prisão preventiva desde 22 de março de 2019 até 08 de abril de 2020.

A alteração da medida de coação foi decidida pela juíza titular do processo, Margarida Alves, na sequência de um requerimento apresentado pela defesa do arguido a pedir a sua libertação, tendo em conta a "contínua e consistente colaboração" com a Polícia Judiciária (PJ) e o "sentido crítico" do criador da plataforma "Football Leaks", apesar da oposição do MP.

Rui Pinto está a ser julgado por 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por tentativa de extorsão ao fundo de investimento Doyen.

Em setembro de 2019, o MP acusou Rui Pinto de 147 crimes, 75 dos quais de acesso ilegítimo, 70 de violação de correspondência, um de sabotagem informática e um de tentativa de extorsão, por aceder aos sistemas informáticos do Sporting, da Doyen, da sociedade de advogados PLMJ, da Federação Portuguesa de Futebol e da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tens de pagar
    10 fev, 2021 Não perdes pela demora 18:30
    O tipo invade servidores, rouba dados confidenciais, entrega a clube rival que depois de "tratar" esses dados - leia-se cortar, truncar e "apimentar" apresentando os dados manipulados e fora de contexto - faz N programas de TV a apresentar emails manipulados, e agora, com o pretexto que que o pirata está a colaborar com a Justiça - não conseguiram foi ter acesso aos discos rígidos dele que os tem bem encriptados com cifras que demorariam dezenas de anos a quebrar e exigiriam meios que a PJ não tem -o carinha de gozo ia safar-se disto na boa? Se a Justiça não funciona, funcionam os das claques

Destaques V+