Tempo
|
A+ / A-

DGS

Ameaça global. Campanha apela ao uso seguro de antibióticos para travar bactérias multirresistentes

08 fev, 2021 - 07:50 • Lusa

Estimativa da OCDE indicava que em Portugal podiam morrer até 2050 mais de 40 mil pessoas na sequência de infeções por bactérias resistentes a antibióticos.

A+ / A-

A Direção-Geral da Saúde lança uma campanha sobre a utilização segura de antibióticos para travar as infeções por bactérias multirresistentes, que na União Europeia atingem 670 mil pessoas/ano, mais do que o VIH, tuberculose e gripe.

Apesar de o consumo de antibióticos ter vindo a baixar nos últimos anos – em particular no último por causa das medidas de proteção por causa da pandemia de Covid-19 -, a DGS sublinha que “a emergência de bactérias resistentes a antibióticos continua a ser uma ameaça à escala global”.

Evitar as infeções usando medidas de proteção como a lavagem das mãos e a etiqueta respiratória (espirrar para o antebraço), cumprir o programa de vacinação, usar os antibióticos só se prescritos pelo médico e respeitar a duração do tratamento e a regularidade das tomas, entregando na farmácia as sobras, caso existam, são as chaves para travar o avanço das bactérias multirresistentes.

Uma estimativa da OCDE divulgada há dois anos indicava que em Portugal podiam morrer até 2050 mais de 40 mil pessoas na sequência de infeções por bactérias resistentes a antibióticos, apontando para um valor próximo dos 1.100/ano.

O médico Artur Paiva, do colégio da especialidade de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos, reconhece que é difícil ter um número exato das mortes por bactérias multirresistentes em Portugal, sublinhando que nem sempre é fácil separar “quem morre com infeção e quem morre por causa da infeção”.

O especialista recorda que as estimativas para a União Europeia apontam para 670 mil infeções por bactérias multirresistentes por ano, “mais do que a soma das doenças VIH, tuberculose e gripe”, e que estas infeções causam cerca de 30.000 mortes/ano na UE, o que indicará um valor superior de mortes/ano em Portugal relativamente às estimativas da OCDE apresentadas há dois anos.

Artur Paiva sublinha o facto de o cidadão ser cada vez mais um agente ativo no tratamento e a importância de cumprir a sua parte nesta batalha: “O segredo para manter a efetividade dos antibióticos é usá-los apenas quando são necessários”.

Os antibióticos são algo de muito importante na nossa vida. Há intervenções, como a quimioterapia para o cancro, grandes cirurgias e a transplantação, por exemplo, que só conseguem ter bons resultados porque há antibióticos”, recorda o especialista, frisando que, sendo bons [os antibióticos], o seu uso excessivo “tem efeitos laterais”.

A campanha da DGS - PORCAUSA (PORtuguese CAmpaign for the safe USe of Antibiotics) - pretende sensibilizar a população para o problema da resistência aos antibióticos e para a sua utilização segura e adequada, recorrendo a ‘spots’ de rádio, de TV e imprensa (nacional e regional), além do uso das redes sociais e da colocação de materiais informativos em transportes e unidades de saúde.

Subordinada ao lema “Antibióticos é tudo ou nada, NÃO TOME POR TUDO E POR NADA”, a campanha lembra que os antibióticos servem para tratar infeções graves, “mas não têm qualquer utilidade nas infeções causadas por vírus, como gripes e constipações”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+