Tempo
|
A+ / A-

Vacinas Covid-19. Faltam seringas em Portugal?

06 fev, 2021 - 12:06 • Beatriz Lopes

Há uma escassez ao nível mundial, diz fonte do Ministério da Saúde à Renascença.

A+ / A-

Veja também:


O Ministério da Saúde não esclarece se há ou não falta de seringas para a vacinação anti-covid em hospitais e centros de saúde.

O “Correio da Manhã” diz, neste sábado, que a escassez de seringas e agulhas pode atrasar a vacinação em alguns locais do país e que há já distribuidores que esgotaram os stocks.

Em resposta à Renascença, o Ministério da Saúde admite que “há atualmente uma escassez generalizada ao nível mundial de seringas e agulhas”, mas em relação a Portugal limita-se a dizer que foram encomendadas milhões de seringas e agulhas, com entrega prevista a partir deste mês.

O Ministério da Saúde explica que, em 2020, para a Reserva Estratégica Nacional, foram adquiridas e já entregues cerca de 200 mil seringas e mais de 177 mil agulhas.

Em agosto de 2020, foram adquiridas 2,16 milhões de agulhas e 2,16 milhões de seringas “estando prevista a entrega faseada a partir de fevereiro”.

Já neste ano, foram compradas mais 3,85 milhões de seringas e 700 mil agulhas, com previsão de entrega durante fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    06 fev, 2021 Leiria 17:00
    Esta sra não "acerta" uma. Desorientação total. São uns INCOMPETENTES.
  • Ivo Pestana
    06 fev, 2021 RAM 13:38
    É este o problema também. Muita procura de material e vacinas, depois escasseiam. Esta Sra Ministra faz o que pode e sabe, mas sem material é muito mais difícil combater esta pandemia. Força e coragem, gosto do seu trabalho e não sou PS.

Destaques V+