Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Em Nome da Lei

Constitucionalista diz que eutanásia “pode abrir a porta à pena de morte”

06 fev, 2021 - 13:59 • Marina Pimentel

A mensagem de alerta é deixada pelo constitucionalista Tiago Duarte na Renascença. Opinião diferente tem Jorge Reis Novais, para quem o Presidente da República devia pedir a fiscalização preventiva do diploma que legaliza a eutanásia para tirar a limpo eventuais inconstitucionalidades.

A+ / A-

Desconsiderar a vida humana “abre a porta à pena de morte”, alerta o constitucionalista Tiago Duarte. A lei da eutanásia, recentemente aprovada no Parlamento, foi o tema em debate no programa Em Nome da Lei, da Renascença.

Para o professor da Universidade Católica, defender que a eutanásia não viola o princípio constitucional de que a vida humana é inviolável “pode abrir a porta a que, um dia, se venha a admitir, também, que a ideia do Chega de restabelecer a pena de morte também não viola a Constituição”.

O constitucionalista Tiago Duarte diz que “não podemos aceitar interpretações gelatinosas” sobre a lei fundamental.

Acusa também o legislador colocar uma “mentira” na lei, quando diz que àquele que pede para morrer será sempre garantido a via alternativa do recurso aos cuidados paliativos. O Estado não pode prometer aquilo que não tem. “Todos sabemos”, diz o constitucionalista, que “o SNS não assegura cuidados paliativos para todos os doentes que os queiram. Portanto, escreveu-se na lei uma coisa que se sabe ser mentira”.

O advogado e professor da Universidade Católica defende que, quando a Constituição diz que a vida humana é inviolável, isso significa que “a vida não pode ser violada, mesmo que seja a pedido do próprio”.

A Constituição, argumenta, “protege o bem jurídico vida, mesmo contra a vontade dos próprios”. Tiago Duarte entende, por isso, que quando receber, na próxima semana, a lei que despenaliza a morte medicamente assistida, o Presidente da República não poderá fazer outra coisa que não seja pedir a sua fiscalização preventiva. Porque é isso que defendem não só os críticos, mas também os apoiantes da despenalização do homicídio e do suicídio assistidos. Toda a gente espera que o Presidente recorra ao Tribunal Constitucional”.


“Se for coerente, Marcelo decide sozinho”

Com uma posição oposta à de Tiago Duarte sobre a despenalização da eutanásia, Jorge Reis Novais defende também que o Presidente da República devia pedir a fiscalização preventiva do diploma para tirar a limpo eventuais inconstitucionalidades.

O constitucionalista da Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, embora defenda a clarificação pelos juízes do Palácio Ratton, alerta que, “se for coerente, Marcelo decide sozinho, porque foi isso que fez noutras vezes em que promulgou diplomas sobre os quais havia muitas dúvidas” de serem compatíveis com a Constituição.

Jorge Reis Novais diz que é difícil prever o que o Presidente da República irá fazer. Mas, “se for coerente, não reenvia porque foi essa a prática no seu primeiro mandato”.

Marcelo Rebelo de Sousa recorreu, até agora, uma única vez ao Tribunal Constitucional, no caso da lei da gestação de substituição, as chamadas barrigas de aluguer.

Reis Novais lembra que os antecessores de Marcelo Rebelo de Sousa, sempre que havia dúvidas, remetiam para o Constitucional. “Marcelo inovou”, diz Reis Novais, e “inovou mal”.

O professor de Direito Constitucional diz mesmo que, se o Presidente da República pedir a fiscalização preventiva do diploma que despenaliza a eutanásia, “haverá a desconfiança de que agiu em função das suas convicções pessoais, ao contrário do que sempre prometeu fazer”.

O professor da Direito Público da Faculdade de Direito de Lisboa defende que “quando é o próprio a pedir ajuda para morrer, por estar num sofrimento intolerável, não está a ser posto em causa o princípio da inviolabilidade da vida humana, como têm defendido os tribunais constitucionais da Alemanha, Itália e Áustria”.

E discorda, em absoluto, de que a lei da eutanásia “possa abrir a porta a que um dia se admita também que a pena de morte não viola a Constituição. Porque nesse caso trata-se de tirar a vida a quem não o pede”.

A lei que despenaliza a morte medicamente assistida recentemente aprovada pelo Parlamento e que deverá chegar a Belém na próxima semana. O Presidente poderá promulgar o diploma, exercer o veto político ou reenviar o diploma para fiscalização preventiva do Tribunal Constitucional.

O programa de informação da Renascença Em Nome da Lei, pode ser ouvido aos sábados, depois das 13h00 e novamente à meia-noite, ou a qualquer altura em rr.sapo.pt

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    08 fev, 2021 Funchal 12:56
    O Ivo Pestana, comenta segundo a sua consciência e não ofende ninguém. Estamos num país livre e democrático. Todos temos o direito à nossa opinião e ir pelo caminho da injúria é redutor. Não conte comigo para isso.
  • Anónimo
    07 fev, 2021 Lisboa 00:19
    O comentador "Ivo Pestana" é burro ou faz-se?
  • Anónimo
    07 fev, 2021 Lisboa 00:18
    Excepto que nenhum dos países onde a eutanásia foi legalizada tem a pena de morte. A vida é um direito, não uma obrigação.
  • Ivo Pestana
    06 fev, 2021 RAM 16:14
    Não acredito nisso, pena de morte nunca será implantada em Portugal. Embora a vida seja inviolável, diz o artigo 24° da Constituição Portuguesa, muitos querem a eutanásia. A CP não é a Bíblia dos portugueses, pois muitos só a querem, quando lhes dá jeito. Os deputados aprovaram a eutanásia, mas não querem morrer, só agradar a minorias.

Destaques V+