Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Covid-19. Hospital de Gaia disponibiliza sete camas para doentes do Amadora-Sintra

04 fev, 2021 - 21:19 • Pedro Filipe Silva com Lusa

Esta quarta-feira, das cinco vagas disponíveis para acolher doentes do exterior, o Centro Hospitalar Gaia/Espinho recebeu três doentes provenientes do Hospital Professor Fernando da Fonseca. Disponibilidade de camas está a ser avaliada "dia a dia".

A+ / A-

Veja também:


O Hospital Amadora-Sintra continua a transferir doentes com Covid-19 para outros hospitais.

A informação foi confirmada à Renascença esta quinta-feira por fonte daquela unidade hospitalar, cuja capacidade “está 300% acima da lotação”, foi referido.

Nesta altura, o Amadora-Sintra tem 333 doentes internados com Covid-19, dos quais 37 estão em cuidados intensivos.

Para aliviar a pressão, quatro pacientes foram transportados quatro para o Hospital de São José, em Lisboa e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, com uma capacidade instalada de sete camas para doentes do exterior, vai preencher cinco vagas, que se somam às três ocupadas na noite de quarta-feira.

A mesma fonte do Amadora-Sintra assegura que todos os doentes apresentam um quadro clínico estável.

De acordo com a agência Lusa, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) tem capacidade para receber sete doentes Covid-19 do Hospital Amadora-Sintra, estando a ser revista, “dia-a-dia”, a disponibilidade de acolhimento.

“Continuaremos neste registo, aproveitando a diminuição do número de admissões associadas a Covid-19 que temos sentido nos últimos dias”, apontou à agência Lusa, o CHVNG/E, no distrito do Porto.

A mesma fonte indicou que a receção de doentes do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), no concelho da Amadora, distrito de Lisboa, está a ser articulada entre as administrações regionais de Saúde do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo.

O CHVNG/E disponibiliza sexta-feira duas camas de cuidados intensivos à Administrações Regionais de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, foi ainda esta quinta-feira, sem que tenha sido adiantada a origem dos doentes.

Na terça-feira, foram também acolhidos em Gaia quatro doentes do Hospital Beatriz Ângelo, de Loures, bem como três do Centro Hospitalar do Oeste.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.269.346 mortos resultantes de mais de 104,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.482 pessoas dos 748.858 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+