Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Amadora-Sintra não recebe doentes respiratórios em ambulâncias até quinta-feira

03 fev, 2021 - 21:00 • Lusa

Hospital justifica a opção com sobrecarga no serviço de urgência específico para estes pacientes.

A+ / A-

Veja também:


O Hospital Amadora-Sintra vai continuar sem receber doentes respiratórios em ambulâncias até às 08h00 de quinta-feira, devido a uma sobrecarga no serviço de urgência específico para estes pacientes.

Fonte do Amadora-Sintra explicou que a decisão tem por base uma “grande operação de transferência” de 20 doentes que contraíram a Covid-19 para o Centro Hospitalar Universitário (15) de São João, no Porto, e para o Centro Hospitalar de Gaia-Espinho (cinco).

A mesma fonte adiantou que dez doentes saíram do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, no concelho da Amadora (Lisboa), pelas 19h00 e que os restantes dez vão ser transferidos pelas 20h00.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca não está a receber doentes respiratórios de ambulância desde as 16h30 de terça-feira, na sequência de um pedido que fez ao CODU [Centro de Orientação de Doentes Urgentes] e que foi aceite até às 20h00 de hoje.

Este pedido teve por base a grande afluência de ambulâncias com doentes respiratórios que estavam a ser encaminhadas para aquele hospital.

Contactada pela Lusa pelas 20h00, fonte do hospital disse ainda que a Área Dedicada a Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência Geral continua sob pressão, uma vez que estes pacientes representam cerca de 40% do total de “episódios de urgência” registados.

Contudo, os CODU vão continuam a enviar doentes de ambulância para os serviços de urgência geral, obstetrícia e pediátrica.

“Só a urgência respiratória está a ser desviada”, frisou fonte hospitalar.

De acordo com informações dadas esta tarde à Lusa, esta unidade tinha hoje 368 pessoas internadas com Covid-19, 18 das quais foram transportadas para o Hospital da Luz, em Lisboa, para serem operadas.

“Tenho 368 [internados] no total, 350 no hospital, dos quais 37 estão em cuidados intensivos”, afirmou a fonte hospitalar, adiantando que o hospital tem “330 camas” destinadas para doentes infetados com o SARS-CoV-2, “face ao plano de contingência inicial, que eram 120”.

O Hospital Fernando da Fonseca transferiu, na semana passada, 120 pacientes para outras unidades hospitalares, na sua maioria doentes infetados com Covid-19.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.253.813 mortos resultantes de mais de 103,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.257 pessoas dos 740.944 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+