Tempo
|
A+ / A-

Notícia Renascença

Instituto Ricardo Jorge prevê 23 mil casos e mais de mil internados em UCI na próxima semana

28 jan, 2021 - 17:00 • Joana Gonçalves

A confirmar-se a projeção do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o SNS pode entrar em rutura nos próximos dias.

A+ / A-

Veja também:


O número de hospitalizações devido à Covid-19 deve continuar a aumentar e pode superar a capacidade de resposta do SNS, já na próxima semana.

De acordo com o último relatório “Nowcast/Forecasting” do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a que a Renascença teve acesso, estima-se que a oito de fevereiro o número de internamentos Covid-19 em unidades de cuidados intensivos supere os mil internados.

“Tendo em consideração a tendência observada na prevalência de doentes COVID-19 hospitalizados em UCI, projecta-se que no dia 2021-02-09 o número de doentes COVID-19 hospitalizados em UCI seja 1.029”, lê-se no documento.

Segundo a última atualização do ministério da Saúde, enviada à Renascença a 25 de janeiro, os hospitais do SNS têm disponíveis 820 camas de medicina intensiva. Ou seja, a projeção do INSA sugere uma sobrecarga da capacidade destas unidades.

Já o número de internados em enfermaria deverá superar os 10 mil, na segunda-feira, dia oito de fevereiro.

Esta quinta-feira, a ministra da Saúde pediu aos hospitais de Lisboa que abram já nesta fase todas as camas possíveis, numa altura em que administrações de sete hospitais apelaram a um maior equilíbrio na distribuição de doentes entre unidades periféricas e centrais.

De acordo com o Diário de Notícias, a reunião de Marta Temido com os hospitais de Lisboa, na quarta-feira, terminou com "um alerta da ministra para que todos se mobilizem da mesma forma e que disponibilizem já o máximo das suas capacidades para se combater a pior fase da pandemia".

O mesmo relatório revela, também, que Portugal poderá chegar aos 23 mil casos diários de Covid-19, na próxima semana, e aponta para uma "tendência crescente acentuada" no número de óbitos devido à doença.

Foram ainda estimados os seguintes valores de R(t) por região:

  • 1,13 na região Norte (média de 4245 novos casos por dia)
  • 1,12 na região Centro (média de 2427 novos casos por dia)
  • 1,15 na região LVT (média de 5269 novos casos por dia)
  • 1,08 na região Alentejo (média de 592 novos casos por dia)
  • 1,09 na região Algarve (média de 392 novos casos por dia).
  • 0,83 na região Autónoma dos Açores (média de 35 novos casos por dia).
  • 1,1 na região Autónoma da Madeira (média de 72 novos casos por dia).

O Presidente da República já enviou o decreto de renovação do estado de emergência para o Parlamento. O novo diploma prevê a mobilização de quaisquer profissionais de saúde reformados e reservistas ou que tenham obtido a sua qualificação no estrangeiro e, noutro plano, a proibição de aulas presenciais.

Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer uma declaração ao país esta quinta-feira, pelas 20h00.

O INSA publica semanalmente um relatório sobre a curva epidémica e os parâmetros de transmissibilidade da Covid-19, disponível aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+