Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

​Convocatória para a vacinação Covid será feita por SMS do número 2424

28 jan, 2021 - 16:52 • Cristina Nascimento

Maiores de 50 anos incluídos no grupo de prioritários que não estão inscritos em centros de saúde têm de pedir declaração eletrónica ao médico assistente.

A+ / A-

Veja também:


O coordenador do plano nacional de vacinação contra a Covid-19 explicou que a convocatória para as pessoas serem vacinadas será feita preferencialmente por SMS, através do número 2424.

Francisco Ramos garantiu que esta informação vai ser divulgada “massivamente para se perceber que esta é a origem legítima e fiável destas SMS”.

Em caso de impossibilidade de envio de mensagem escrita, as pessoas serão contactadas por telefone ou por carta.

O responsável revelou que a mensagem vai propor uma data para a vacinação que, caso seja aceite, serve de agendamento. Na véspera do dia da vacinação, o utente recebe nova mensagem para recordar a convocatória e, assim, “minimizar as faltas a este processo”.

Ramos revelou ainda os procedimentos a seguir pelas pessoas com mais de 50 anos incluídas nos grupos prioritários para a primeira fase de vacinação contra a Covid-19 que não são acompanhadas no Serviço Nacional de Saúde.

“Aquilo que se desenvolveu foi uma declaração eletrónica que será passada pelo seu médico assistente, onde deve constar que as pessoas têm de facto essas patologias”, explicou. Ramos refere que essa declaração funciona como uma receita médica, ou seja, essa informação chegará aos serviços do Ministério da Saúde e que, com esta metodologia, fica garantido que as pessoas “não utilizam os centros de saúde assinalarem a sua existência e vontade de se vacinarem”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Torres Ferreira
    01 fev, 2021 Aveiro 11:17
    Tenho mais de 80 anos. Não me tenho servido do SNS. Desejava saber quando poderei ser vacinado, aonde, e como poderei inscrever-me. Obrigado.

Destaques V+