Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Alunos e professores sujeitos a três testes com intervalo de sete dias

25 jan, 2021 - 20:37 • André Rodrigues

Orientação da DGEstE entrou em vigor dois dias antes da suspensão por 15 dias das aulas presenciais, mas aplica-se aos alunos, professores e pessoal não docente das escolas que acolhem filhos de profissionais de setores essenciais.

A+ / A-

Veja também:


O processo de testagem à Covid-19 nas escolas prossegue para alunos e funcionários em todos os estabelecimentos que continuam abertos para filhos de trabalhadores essenciais no contexto da pandemia e tanto alunos como professores vão ser testados três vezes, sendo que "os rastreios são realizados em três momentos separados por sete dias de intervalo", esclarece o documento com as orientações da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

“Considera-se adequado para a proteção da Saúde Pública na comunidade escolar, reforçar a utilização de testes laboratoriais em situações de surto e, durante o período de vigência das medidas mais restritivas (..) com a aplicação de testes rápidos de antigénio aos alunos, pessoal docente e não docente dos estabelecimentos de ensino, conforme seja uma situação de surto ou de campanha de rastreio, em concelhos identificados com incidência cumulativa a 14 dias superior a 960 por 100.000 habitantes”, pode ler-se.

A utilização destes testes rápidos é prioritária para “todas as pessoas com sintomas sugestivos de Covid-19”, bem como “todos os contactos de alto risco de casos confirmados”.

O documento orientador, assinado pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e pelo Diretor-Geral da DGEstE, João Gonçalves, exclui desta obrigatoriedade “pessoas com história de infeção por SARS-CoV-2, confirmada laboratorialmente, nos últimos 90 dias” anteriores à realização do rastreio.

Em comunicado, esta segunda-feira, o Ministério da Educação informa que, “serão priorizados, tal como definido no plano inicial, os estabelecimentos de ensino localizados em concelhos de risco extremamente elevado”, onde a incidência cumulativa a 14 dias seja superior a 960 por 100 mil habitantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    26 jan, 2021 Mundo 10:47
    Em Israel, alunos, auxiliares de educação e professores, foram prioritários na vacinação, assim como o pessoal médico e a população activa, aquela que mantém um País a funcionar... Cá, preferem incluir na 1ª fase, políticos, e pessoal já inactivo que pode ficar resguardado em casa...

Destaques V+