Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Há advogados em isolamento profilático a serem substituídos nos tribunais”

25 jan, 2021 - 17:02 • Liliana Monteiro

Denúncia é feita na Renascença pelo ​Conselho Regional de Lisboa. João Massano não consegue compreender como é que, no pico da pandemia, se age “como se os operadores estivessem imunes à Covid-19".

A+ / A-

“Há advogados em isolamento profilático a serem substituídos nos tribunais” por causídicos que desconhecem o processo, denuncia o presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados.

Em declarações à Renascença, João Massano, presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados deixa a denúncia: “acontecem situações em que advogados apresentam o documento que comprova o isolamento profilático e, apesar das faltas estarem justificadas, há audiências que estão a ser feitas e esses advogados substituídos por advogados de escala que não conhecem o processo”.

Para João Massano, esta situação “revela que o direito das pessoas não tem tanta importância quanto isso”.

A declaração do primeiro-ministro, António Costa, acerca da suspensão dos prazos na Justiça e o “encerramento” de tribunais “criou uma falsa ilusão de que os prazos ficavam suspensos a partir daquele momento, mas até haver publicação da legislação os prazos correm”.

Nesta segunda-feira foram muitas as pessoas ficaram a pensar que tudo estaria parado e que os tribunais iam encerrar, “há juízes que consideram a falta justificada, outros não. A decisão das situações sobre faltas, prazos e a realização de audiências está a depender muito de cada juiz”, lamenta.

João Massano não consegue compreender como é que numa crise pandémica como a que atravessamos - muito mais grave do que a que Portugal viveu em março passado - se age “como se os operadores estivessem imunes à Covid-19 ao contrário do resto do país que está em confinamento”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+