Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Instituto de Medicina Legal reforça capacidade de frio para cadáveres em hospitais

22 jan, 2021 - 20:35 • Lusa

A medida foi tomada face ao aumento da mortalidade em contexto de pandemia para que os cadáveres possam ser "conservados adequada e dignamente".

A+ / A-

Veja também:


O Instituto de Medicina Legal indicou que reforçou a "capacidade de frio" nos serviços médico-legais e hospitais para que, face ao aumento da mortalidade em contexto de pandemia, os cadáveres possam ser "conservados adequada e dignamente".

Numa nota à comunicação social, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) refere que "procedeu ao reforço da capacidade de frio em 15 dos seus serviços médico-legais", acrescentando que tal medida "tem permitido garantir que os corpos que neles dão entrada direta sejam conservados adequada e dignamente".

O INMLCF adianta que "estendeu" o reforço da "capacidade" de frio aos hospitais, "permitindo a conservação, nos termos referidos", dos "corpos das pessoas que neles vêm falecendo de covid-19".

"Sempre que tal se revelar necessário, o INMLCF voltará a robustecer esta capacidade", conclui a nota.

A nota do INMLCF surge depois de ser conhecido que a Direção-Geral da Saúde (DGS) pediu ao instituto soluções para aumentar capacidade de frigoríficos junto das unidades de saúde caso seja necessário e que solicitou aos hospitais que agilizem a transferência de informação para as funerárias.

Segundo a Associação Nacional das Empresas Lutuosas (ANEL), há "hospitais públicos em rutura generalizada, sem disponibilidade de equipamentos de frio para preservação dos cadáveres".

Alguns hospitais do país recorreram a contentores refrigerados para reforçar a capacidade das suas morgues.

A ANEL reclama que sejam criadas condições que assegurem a preservação dos corpos com dignidade até à realização dos funerais, face ao pico de óbitos que está a deixar o sistema em rutura.

Portugal registou hoje o maior número de mortes (234) por covid-19 desde o início da pandemia e 13.987 novos casos de infeção, de acordo com o balanço diário da DGS.

Já morreram em Portugal 9.920 pessoas dos 609.136 casos de infeção confirmados. A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.

O número de mortes em Portugal durante 2020 foi 10,6 % maior em relação à média dos anteriores cinco anos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística, que registou 123.409 óbitos, mais 12.220 do que entre 2015 e 2019.

Em 31 de dezembro registavam-se 6.906 mortes atribuídas à covid-19, ou seja, 56% do excesso de mortalidade de 2020 em relação à média 2015-2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+