Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Em pleno surto de Covid-19, hospital de Torres Vedras ergue tendas para aumentar resposta

13 jan, 2021 - 17:08 • Lusa

Surto ativo no hospital do Oeste já infetou 129 pessoas.

A+ / A-

Veja também:


Várias tendas foram montadas pela Proteção Civil junto ao hospital de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, para aumentar a resposta à pandemia de Covid-19, disse esta quarta-feira a administradora do Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

Elsa Baião disse à agência Lusa que as tendas têm como finalidade "libertar espaços do interior do hospital" que, por sua vez, vão ser usados para "realojar áreas de serviços convertidos em internamento covid", sem detalhar se vai haver aumento do número de camas.

A administradora do CHO explicou que as tendas vão ser também utilizadas para a realização de colheitas para testes de diagnóstico à covid-19, tratamentos a doentes infetados pelo novo coronavírus e sala de espera para a consulta externa.

Na terça-feira, um homem morreu dentro da ambulância enquanto esperava para entrar na urgência covid do hospital de Torres Vedras, por esta se encontrar lotada.

Elsa Baião confirmou à agência Lusa que o CHO informou o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) dessa sobrelotação.

Nos últimos dias, por esse motivo, as ambulâncias têm-se aglomerado e ficado retidas à porta de hospital até os doentes darem entrada na urgência.

Apesar disso, o doente em causa não foi reencaminhado para outra urgência hospitalar próxima.

O Centro Hospitalar do Oeste informou que tem em curso "um processo de averiguação dos factos".

Questionados pela Lusa, o Centro Hospitalar do Oeste e o Instituto Nacional de Emergência Médica ainda não prestaram esclarecimentos sobre o caso deste doente.

Uma vez que a urgência covid está a funcionar no espaço das consultas externas, em maio último, já tinham sido instalados contentores prefabricados junto ao hospital para aí relocalizar esse serviço e libertar esse espaço dentro do hospital.

O hospital de Torres Vedras tem ativo um surto de Covid-19, com um total de 129 infetados, dos quais oito morreram, quatro recuperaram e os restantes continuam positivos.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche e detém uma área de influência constituída, a par destes três concelhos, pelas populações de Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã e de parte dos municípios de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+