Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carta de condução “na hora” poderá arrancar ainda este ano

11 jan, 2021 - 13:54 • Lusa

A medida destina-se a profissionais ou quem tenha perdido a carta. A Casa da Moeda começa a fabricar novos modelos de carta, que passa a ter um código informático e impressão holográfica.

A+ / A-

O Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) poderá, ainda neste ano, começar a fazer cartas de condução “na hora”, um serviço virado principalmente para profissionais e para quem tenha perdido aquele documento.

Falando à margem da apresentação do novo modelo de carta de condução na Imprensa Nacional Casa da Moeda, nesta segunda-feira, o presidente do IMT, Eduardo Feio, afirmou que há condições para que o projeto, incluído no programa Simplex da administração pública, comece ainda este ano.

“A pessoa vai ao balcão do IMT e assim como o passaporte, que hoje podemos obter no mesmo dia, podemos passar a ter uma carta ‘na hora’ que será essencialmente para profissionais ou para quem tenha perdido a sua carta consiga ter naquele dia a emissão” de um novo documento, afirmou, acrescentando que o serviço só existirá em alguns pontos do país, sem especificar quais.

Nesta segunda-feira, a Imprensa Nacional Casa da Moeda começou a fabricar cartas de condução com um novo modelo, grafismo e um código informático que a torna digital, sem ser preciso andar na carteira para a fiscalização pelas autoridades.

Na apresentação do documento, o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, afirmou que o novo documento, que inclui impressão holográfica e um código de barras bidimensional QR “dá maiores garantias de segurança, contribuindo para o combate à fraude”.

Esse código, legível pelas câmaras dos telemóveis, permitirá digitalizar o documento e tê-lo disponível sem o cartão propriamente dito.

O presidente do conselho de administração da INCM, Gonçalo Caseiro, disse à Lusa que o cartão inclui vários mecanismos de segurança, mas nem todos podem ser tornados públicos, porque “o segredo ainda é a alma do negócio”.

Um dos que é possível revelar e que está bem à vista no novo modelo de carta de condução é a impressão holográfica no canto inferior direito: “consoante o ângulo em que se olha para carta, ora se vê a fotografia [do titular] ou o número da carta e este é um dos elementos de segurança que torna praticamente impossível” uma reprodução que pareça, à vista desarmada, uma carta normal.

As cartas de condução, que existem em Portugal desde 1910, são fabricadas há 60 anos na Imprensa Nacional Casa da Moeda, uma empresa de capital público.

Eduardo Feio referiu que desde 2017, 400 mil cartas foram emitidas ‘online’, mais de 200 mil das quais no ano passado, através do site do INCM, que passa a informação à Casa da Moeda, conseguindo-se prazos de entrega entre 15 e 30 dias, referiu.

Todos os anos são emitidas entre 800 mil e 900 mil cartas de condução, cerca de 100 mil das quais novos títulos e o resto, renovações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    11 jan, 2021 NORTENHO 18:15
    Se o ANUNCIADO sistema fosse divulgado num TEATRO e EU estivesse na plateia bateria palmas com as COSTAS das MÃOS. E porquê? " Carta na hora para PROFISSIONAIS e para as PERDIDAS ". Bonito não é? E RÁPIDO também não é? Pois bem e as RENOVAÇÕES? Passo a justificar. Este mês termina a validade da minha carta de condução. Na semana passada fui a uma CONSULTA da Especialidade de OFTALMOLOGIA ( em Hospital Privado ), pois Público não EXISTE HÁ QUATRO ANOS. Foi-me dito que estava em condições. Depois fui ao meu Médico ao Centro de Saúde e fui APROVADO tendo o ATESTADO sido enviado para o IMT. Até aqui TUDO NORMAL. Hoje por volta das 14 horas e 45 minutos fui ao IMT do meu Concelho. Encontrei as portas FECHADAS com três folhas A4 a informarem que as RENOVAÇÕES estão SUSPENSAS. O atendimento será OBRIGATORIAMENTE agendado através do 808201212 número este que vai para um CALCENTER. Assim sendo e porque me considero um CUMPRIDOR pergunto. O que está em cima anunciado é o QUÊ? Quanto a mim É NADA. Sei que daqui a pouco ALGUÉM me vai chamar ARTISTA das 21,33 mas será que isto é maneira de DIRIGIR? São MEDIDAS apenas e SÓ para dizerem que estão VIVOS pois esta maneira de mandar MEDIDAS cá para fora é de um autêntico AMADORISMO ou pura VAIDADE. Isto porque é DITO " A PESSOA VAI AO BALCÃO DO IMT, repito BALCÃO DO IMT ". Então ELE está FECHADO. Estou como diz o OUTRO " mas EU sou BURRO? ". Não BRINQUEM com o SER HUMANO que não é de LISBOA. Saúde para Todos. (sem vírgulas ).

Destaques V+