Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Hospital de campanha com capacidade para 100 camas abre em Portimão

10 jan, 2021 - 19:32 • Lusa

A estrutura “apenas recebe doentes que lhe sejam encaminhados” pelas unidades do CHUA e com critérios específicos definidos pelas equipas clínicas.

A+ / A-

O Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) abriu este domingo no Pavilhão Arena, em Portimão, um hospital de campanha covid-19 com capacidade de até 100 camas, anunciou a unidade hospitalar.

Denominado CHUA-Arena, o espaço abriu após a ativação da fase 4 do plano de contingência do centro hospitalar e vai funcionar “como serviço de retaguarda, mantendo a capacidade de resposta aos doentes que procuram as estruturas de saúde e aliviando a pressão sobre as unidades hospitalares públicas”, lê-se na nota.

A estrutura “apenas recebe doentes que lhe sejam encaminhados” pelas unidades do CHUA e com critérios específicos definidos pelas equipas clínicas.

A gestão clínica e o tratamento dos doentes ficam sob a responsabilidade das equipas médicas, de enfermagem, técnicas e auxiliares do CHUA, estando simultaneamente previsto um reforço de contratação de recursos humanos.

Segundo a nota, a estrutura de apoio e de retaguarda aos hospitais foi implementada, estruturada e apetrechada técnica e logisticamente “em 24 horas, graças ao empenho e trabalho conjunto” entre as equipas do CHUA, da Câmara Municipal de Portimão e da Autoridade de Proteção Civil, contando ainda com o apoio da Administração Regional de Saúde do Algarve.

Na passada sexta-feira, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, informou que o hospital de Faro estava a passar à fase 3 do seu plano de contingência, com a subida de 92 para 109 camas de internamento em enfermaria destinadas a pacientes com covid-19.

Durante a conferência de imprensa quinzenal que aborda a situação epidemiológica de covid-19 na região, o responsável adiantou que na segunda-feira será ativada uma estrutura de apoio de retaguarda numa unidade hoteleira de Alvor, no concelho de Portimão, com capacidade para cerca de mil pessoas, destinada a descongestionar o internamento hospitalar e a acolher idosos que tenham de estar em isolamento.

Na mesma ocasião, a delegada de Saúde regional, Ana Cristina Guerreiro, sublinhou que a subida do número de casos na região, à semelhança do que acontece em todo o país, se deveu "à reunião de famílias oriundas de vários locais”, contrariando as recomendações.

"Sabemos pelos inquéritos epidemiológicos o que aconteceu. Um número elevado de pessoas, e com origens diferentes, provocou esse aumento rápido", referiu, considerando que é preciso esperar pela evolução diária para perceber se a situação se agravará.

Em relação à vacinação, Paulo Morgado confirmou que já foram vacinados 2.200 profissionais de saúde dos hospitais e centros de saúde da região.

Esse processo continuará na próxima semana, em paralelo com a vacinação nos lares de idosos, que arrancará previsivelmente na terça-feira nos dois concelhos com maior taxa de incidência, Tavira e Albufeira.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve tem como área de abrangência toda a região do Algarve (16 concelhos), com uma população de cerca de 450.000 habitantes, que pode triplicar na época alta do turismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+