Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fim de semana traz recolher obrigatório e proibição de circular entre concelhos

08 jan, 2021 - 06:55 • Lusa

Primeiro-ministro recebe delegações do PSD, PCP, CDS-PP e PS para debater a necessidade de medidas mais restritivas para travar o aumento de contágios do novo coronavírus.

A+ / A-

Veja também:


A circulação entre concelhos do continente está proibida entre as 23h00 desta sexta-feira e as 5h00 de segunda-feira, no âmbito das medidas divulgadas pelo Governo para conter a Covid-19, após a escalada de novos casos nos últimos dias.

As exceções para circular estão relacionadas com questões de saúde ou de “urgência imperiosa”.

Além desta medida, os habitantes de 253 concelhos do continente estão também sujeitos ao recolher obrigatório no sábado e no domingo a partir das 13h00 e até às 5h00 do dia seguinte.

Desta última restrição apenas estão livres 25 municípios, que são considerados como tendo um risco moderado de contágio por Covid-19 - o grau mais baixo da classificação de quatro níveis utilizada pelo Governo -, por terem um rácio inferior a 240 novos casos por 100 mil habitantes em duas semanas.

A nova lista de municípios do continente, distribuídos por nível de risco de contágio, inclui 56 concelhos considerados como tendo um risco extremo de contágio, outros 132 concelhos como estando em risco muito elevado e 65 em risco elevado.

Estas medidas seguem-se à renovação, na quarta-feira, da declaração do estado de emergência pelo Presidente da República, válida até ao próximo dia 15, com provável prorrogação após esta data.

António Costa revelou ainda que o Governo admite adotar medidas ainda mais restritivas já na próxima semana, mesmo antes da renovação da declaração do estado de emergência, caso os números de novos casos continuem a aumentar.

Na próxima terça-feira decorrerá uma reunião com epidemiologistas no Infarmed, mas Costa sublinhou que, face à situação em que o país se encontra e conforme o que se verificar nos próximos dias, "pode ser útil" não se esperar pelos resultados da reunião no Infarmed, avançando-se imediatamente "com novas decisões".

De acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, desde março, morreram em Portugal 7.472 pessoas dos 456.533 casos confirmados de infeção pelo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

A pandemia de covid-19 provocou mais de 1,8 milhões de mortos no mundo desde dezembro de 2019.

As medidas para combater a covid-19 paralisaram setores inteiros da economia mundial, incluindo em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • luís
    14 mar, 2021 Atouguia da baleia 16:54
    Eu vinha das compras do supermercado que fica dentro do meu conselho a uma distância de 15 quilómetros e quando vinha para casa eu fis um pequeno desvio de 3 a 4 quilómetros não vim por a linha mais direta que fês que eu em guarde levar 30 mino-tos a chegar a casa levei mais tempo , e por esse enfeito haverá de estar em casa as 13 horas e não tava era 14.30 horas veio um GRN me atual á direito disto eu nunca neste trajeto sai de dentro do carro nem estacionei em lado nenhum e fui atuado pode ser isso assim ?
  • Amélia Quaresma Quaresma
    08 jan, 2021 Almada 21:24
    Isto é mau demais, para ser levado a sério!...A sério que é isto?!
  • FIlipe
    08 jan, 2021 évora 16:39
    Mais um fim de semana de "bar aberto" até às 13horas nas portas dos hipermercados e afins . Aproveitem a festa da Covid - 19 enquanto for gratuita e planeada pela dupla dos maiores genocidas da História de Portugal , a dupla Marcelo/Costa são os DJ´s da casa .
  • Ivo Pestana
    08 jan, 2021 Funchal 14:11
    Não é agradável, mas alguma coisa tem de ser feita, para combater esta desgraça. Cuidado com os relaxamentos.

Destaques V+