Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Surto de Covid com 19 infetados no hospital de Torres Vedras

04 jan, 2021 - 12:12 • Lusa

Primeiros casos surgiram no domingo. Todos os funcionários e doentes dos respetivos serviços do hospital estão a ser testados, aguardando-se pelos resultados.

A+ / A-

Veja também:


Dezanove doentes ficaram infetados com Covid-19 na unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), estando a ser feitos testes a outros utentes e trabalhadores, e a serem reencaminhados todos os casos emergentes, disse esta segunda-feira a administradora.

A presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião, disse à agência Lusa que os primeiros casos surgiram no domingo, estando confirmados 19 doentes infetados que estavam internados na unidade devido a outros patologias.

Todos os funcionários e doentes dos respetivos serviços do hospital estão a ser testados, aguardando-se pelos resultados dos testes à Covid-19.

Devido ao surto e à sobrelotação de doentes na urgência e nos serviços de internamento, os doentes emergentes estão a ser reencaminhados para outras urgências.

"Como temos os serviços e a capacidade de internamento sobrelotada e estamos também a fazer a desinfeção dos espaços por causa do surto, não conseguimos receber doentes que chegam de ambulância de emergência e que são reencaminhados por via do Centro de Orientação de Doentes Urgentes", explicou a administradora.

Sem prazos para voltar a receber os doentes urgentes, Elsa Baião disse que o problema deverá ficar resolvido à medida que sejam dadas altas de internamento.

Em relação ao surto, os 19 doentes infetados estão a ser transferidos para "áreas de internamento covid" e outros 12 estão em isolamento.

A unidade de Torres Vedras está também a reencaminhar doentes infetados a necessitar de internamento hospitalar, por ter esgotado a capacidade de internamento, com as 23 camas existentes.

O CHO integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.835.824 mortos resultantes de mais de 84,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.118 pessoas dos 427.254 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+