Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Provedora de Justiça

Família de Ihor Homenyuk vai receber mais de 800 mil euros de indemnização

30 dez, 2020 - 22:16 • Redação

Aos 712.950 euros de compensação imediata, acresce uma pensão para os dois filhos enquanto estiverem a estudar, num total que o advogado da família calcula em 834 mil euros.

A+ / A-

A Provedora de Justiça decidiu atribuir mais de 800 mil euros de indemnização à família de Ihor Homenyuk, o cidadão ucraniano que morreu nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Segundo o Diário de Notícias (DN), a família vai receber do Estado português uma indemnização imediata de 712.950 euros, dos quais 50 mil destinam-se ao pai da vítima.

A somar a estes 712.950 euros, acresce uma pensão para os dois filhos, Veronika, de 14 anos, e Oleg, de nove anos, enquanto estiverem a estudar, o que eleva o montante global para 834 mil euros, segundo o advogado da família Homenyuk.

É um valor aproximado ao inicialmente exigido no pedido de indemnização civil. Oksana Homenyuk, a viúva do cidadão ucraniano, exigia um milhão de euros, recorda o DN.

Citado pelo jornal, o advogado José Gaspar Schwalbach reconhece que "com esta decisão, apesar de não trazer de volta Ihor, Oksana revelou-se um pouco aliviada quanto às preocupações que tem sobre a subsistência e a educação dos seus filhos".

O montante da indemnização foi calculado pela Provedora de Justiça, na sequência de uma Resolução de Conselho de Ministros do passado dia 14 de dezembro, que também determinou que seria o orçamento do SEF a suportar a despesa.

A decisão da Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, teve por base o “tratamento cruel, desumano e degradante” a que Ihor Homenyuk foi sujeito nas instalações do SEF, no aeroporto de Lisboa, em 12 de março, que resultou na morte do cidadão ucraniano.

Segundo o DN, a fixação dos valores, considera “as circunstâncias que conduziram à morte, em particular a frustração de todas as expectativas quanto à salvaguarda dos direitos fundamentais da vítima pelas instituições portuguesas, mas também pelo afastamento geográfico e linguístico".

Desta forma, foram atribuídos 80 mil euros pelo dano de “perda da vida” e 100 mil euros ao sofrimento ante mortem, sendo a soma dividida em parte iguais pela viúva e dois filhos.

Por danos terceiros, a viúva e os dois filhos recebem 56 mil euros, cada um, e o pai de Ihor recebe 50 mil euros.

A estes valores acresce a compensação por danos patrimoniais que incluem a despesa com a cremação e trasladação das cinzas – 2.200 euros, que Oksana Homeniuk gastou – e o cálculo da "contribuição que a vítima prestava, em termos materiais, para as despesas do agregado familiar".

O DN esclarece, ainda, que a Provedora de Justiça aceita as referências de proventos que lhe foram transmitidas pelo advogado de Oksana, estabelecendo-os em 18 mil euros por ano, retirando-lhes 25% correspondentes às despesas pessoais da vítima, dividindo o remanescente - 13500 euros - pelos três membros do agregado familiar.

Os valores têm em conta a esperança média de vida dos herdeiros de Ihor Homenyuk.

No caso de Oksana, atualmente com 38 anos, "considera-se como horizonte de pagamento o ano de 2067 inclusive".

No caso dos dois filhos, "considera-se existir direito a pagamento até ao final do ano em que completam 18 anos".

Caso prossigam estudos ou formação profissional, ambos os descendentes mantêm o direito a essa prestação, sob a forma de pagamento de renda anual, enquanto perdurar essa situação, até ao ano em que tiverem completado 28 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+