Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Ano Novo sem tolerância de ponto por ser necessário “período de contenção”

30 dez, 2020 - 16:54 • Lusa

"Optámos por medidas muito restritivas na passagem de ano, já que no período de Natal felizmente pudemos aligeirar e agora precisamos de um período de contenção para avaliar os resultados”, explica Costa. “Vamos voltar a ter 15 dias de grande contenção para que tudo possa correr bem.”

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que o Governo não dará este ano tolerância de ponto no Ano Novo por ser necessário “um período de contenção” para avaliar os efeitos que poderá ter tido o aligeirar das restrições no Natal.

Em declarações aos jornalistas no final da inauguração da nova Unidade de Cuidados Intensivos nível II do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), na Amadora (Lisboa), António Costa adiantou ainda que, também por esse motivo, “será seguramente prorrogado o atual estado de emergência”.

“A administração central não terá este ano tolerância de ponto. Como sabem, optámos por medidas muito restritivas na passagem de ano, já que no período de Natal felizmente pudemos aligeirar e agora precisamos de um período de contenção para avaliar os resultados”, afirmou.

António Costa considerou que só na segunda semana de janeiro será possível “avaliar o impacto que o Natal teve” no número de casos de covid-19.

“Esperamos que não tenha tido o efeito nefasto que teve noutros países, estou confiante que não”, disse.

Questionado sobre o aumento do número de casos hoje registado - 6.049 novos casos, o mais alto desde 05 de dezembro, dia em que foram reportados 6.087 -, o primeiro-ministro disse que “muito provavelmente” são a compensação do menor número de testes realizados no período natalício.

“Os efeitos verdadeiros do Natal ainda é cedo para os termos presentes, se eles existirem seguramente chegarão entre a próxima semana e a semana seguinte, é só fazer as contas”, disse.

Por essa razão, António Costa manifestou a convicção que o atual estado de emergência, que termina em 07 de janeiro, “será seguramente automaticamente prorrogado” para que se possam avaliar esses efeitos.

“Vamos voltar a ter 15 dias de grande contenção para que tudo possa correr bem”, disse.

Portugal contabiliza pelo menos 6.830 mortos associados à Covid-19 em 406.051 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

O Governo decidiu manter as medidas previstas para o Natal, mas agravou as do período do Ano Novo, com recolher obrigatório a partir das 23h de 31 de dezembro, e a partir das 13h nos dias 01, 02 e 03 de janeiro.

É também proibido circular entre concelhos entre as 00h de 31 de dezembro e as 05h de 04 de janeiro.

O funcionamento dos restaurantes em todo o território continental é permitido até às 22h30 no último dia do ano, e até às 13h nos dias 01, 02 e 03 de janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Manuel Sousa
    30 dez, 2020 Rio Tinto 18:38
    Não consigo entender porque é que as tolerâncias de ponto na função pública são notícias, só se for pela exceção. Então os camaradas não podem meter um dia de férias como os outros mortais? Com 25 a 30 dias de férias úteis, deixem alguns para pontes que é o que fazem os que só têm 22.

Destaques V+