Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

3.º dia de vacinação. Campanha chega a hospitais e centros do Sul do país

29 dez, 2020 - 07:33 • Redação com Lusa

Já os Açores, vão ter de esperar até amanhã à noite para receber as primeiras quase 10 mil doses de vacinas.

A+ / A-

Veja também:


Depois de Porto, Coimbra e Lisboa, esta terça-feira o processo de vacinação arranca no hospital de Évora e no Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Os hospitais e os agrupamentos dos centros de Saúde do Alentejo já receberam "as primeiras vacinas" contra a Covid-19 e iniciam hoje a 1ª fase da vacinação, revelou a Administração Regional de Saúde (ARS).

O arranque do processo no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) vai ser presenciado pelos secretários de Estado adjuntos da Saúde e da Defesa Nacional, António Lacerda Sales e Jorge Seguro Sanches, respetivamente.

Os Açores vão ter de esperar até quarta-feira à noite para receber as primeiras quase dez mil doses de vacinas, como avançou à Renascença o secretário regional da Saúde e do Desporto, Clélio Meneses. As primeiras doses vão chegar a à Terceira e São Miguel, onde há transmissão comunitária.

Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?

A TVI noticiou, também na segunda-feira à noite, que "um conflito de interesses entre PSP e GNR" alegadamente impediu, durante algum tempo, "a saída" do HESE da carrinha que fazia a distribuição da vacina na região Sul do país, acabando a situação por ser resolvida "com uma escolta partilhada" entre as duas forças da autoridade.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou ter determinado a abertura de um inquérito urgente por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) sobre estes "incidentes" em Évora no acompanhamento das vacinas.

Portugal contabiliza pelo menos 6.677 mortos associados à Covid-19 em 396.666 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 9 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 7 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+