Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Vila Franca de Xira. Desde a 1h00 que não chegam doentes urgentes ao hospital

26 ago, 2020 - 23:13 • Redação com Lusa

Esta unidade registou na quarta-feira 19 doentes e 23 trabalhadores infetados.

A+ / A-

Veja também:


Com mais de 40 pessoas infetadas com covid-19, o Hospital de Vila Franca de Xira pediu o reencaminhamento temporário de doentes que chegam às urgências desta unidade através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes para outros hospitais. Desde a 1h00 que não chegam pacientes novos.

De momento, os casos urgentes estão a ser encaminhados para outros “hospitais com maior capacidade de resposta até que a situação seja regularizada”, depois de avaliação por parte do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

Contactada pela Renascença, a direção do hospital diz que é um procedimento normal quando há um pico de afluência às urgências que pode pôr em causa a resposta aos doentes.

“Durante este período em que existe um desvio pontual de utentes transportados de ambulância sob orientação do CODU, o Serviço de Urgência do Hospital Vila Franca de Xira garante a resposta adequada a todos os utentes que se dirigiram ao hospital por meios próprios”, esclarece a direção em declarações à Renascença.

O Hospital de Vila Franca de Xira registou hoje 19 doentes e 23 trabalhadores contagiados com o SARS-CoV-2, disse à Lusa fonte hospitalar.

A existência deste surto foi divulgada na terça-feira.

“O Hospital Vila Franca de Xira informa que realizou um total de 290 testes de despistagem à covid-19 à população hospitalar, destes registaram-se 238 resultados negativos, entre colaboradores e doentes. Com teste positivo foram identificados 19 doentes internados e 23 profissionais”, adianta fonte hospitalar, em nota enviada à Lusa.

A mesma fonte refere que se registou, entretanto, um óbito, um “doente de 90 anos que sofria de múltiplas patologias graves associadas”, e que se encontram três doentes internados que “inspiram mais cuidados devido à idade avançada”.

“Os restantes doentes mantêm-se clinicamente estáveis e os profissionais encontram-se em isolamento no domicílio”, esclarece a nota.

A mesma fonte acrescenta que, para proteção dos doentes e dos profissionais, o Hospital de Vila Franca de Xira vai manter o reforço das medidas de segurança e higienização implementadas, onde se inclui a suspensão da presença de acompanhantes no serviço de Medicina Interna.

Portugal regista mais duas mortes relacionadas com a covid-19 e 362 novos casos confirmados de infeção nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde hoje divulgado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    27 ago, 2020 Funchal 14:17
    Ao Hospital também vamos buscar doenças.

Destaques V+